sábado, 5 de março de 2011

Curiosidade (muito) inútil

Passadas (aproximadamente) 28 rodadas, os quatro últimos colocados da Premier League são os quatro times que começam com a letra W: West Brom, Wolverhampton, West Ham e Wigan (não nessa ordem).
Considerando que o nome com que o clube foi batizado não tem nenhuma correlação com a qualidade de seu futebol, a chance de essa coincidência acontecer é de só 0,02%, ou 1 em 4.845!
Como só caem três times, é certo que na próxima temporada haverá pelo menos uma equipe que começa com W na primeira divisão – a última vez que isso não aconteceu foi na longínqua temporada de 1910/1!
Aprofundando ainda mais a inutilidade da análise, descobri que em todas as temporadas do Inglês houve pelo menos um time com a letra A, graças a Arsenal e Aston Villa. A letra M manteve-se sempre presente nos séculos XX e XXI, mas falhou em 1898/9 e algumas temporadas anteriores. Também a letra L vai longe, com representantes desde 1905/6.
Ou seja, há mais de 100 anos, o Campeonato Inglês é sempre disputado com pelo menos um time que começa com A, com L, com M e com W!
Obs.: nessa listagem, considerei sempre os nomes atuais dos times.

Um comentário:

  1. Olá, Tomaz.

    Muito bom o seu blog. Sempre defendi o uso de critérios lógicos e fundamentados para analisar dados nas mais diversas áreas incluíndo o esporte.

    Agora me explica por que a CBF até hoje não adotou um critério como o que você apresentou pra criar o ranking que ela utiliza para distribuir as vagas da Copa do Brasil? Além disso, as equipes que participam da libertadores não participam da copa do brasil e ficam de fora do cálculo do ranking. Isso dá muita brecha pra uma confusão no futuro. Ainda não aconteceu, mas imagina que um time sem muita tradição dispute e vença a libertadores quase aconteceu com o São Caetano. Dois anos depois, se ele fizer uma temporada ruim, ele corre o risco de não participar nem da Copa do Brasil. Não me parece muito justo, não?

    ResponderExcluir