domingo, 20 de março de 2011

Os artilheiros mais importantes da Copa 2010

Seguindo com o ranking dos gols importantes (que você pode ver aqui como é montado), publico aqui a classificação dos principais artilheiros da Copa do Mundo de 2010 (somando as eliminatórias).
Veja só como fica a classificação, usando como primeiro critério o número de gols importantes marcados:
Pos
Nome
País
Importantes
Gols
Pênalti
1
Moumouni Dagano
Burkina Fasso
5
12
3
2
Robbie Keane
Irlanda
5
5
1
3
Diego Forlán
Uruguai
4
12
3
4
Humberto Suazo
Chile
4
10
3
5
Shane Smeltz
Nova Zelândia
4
9
1
6
Luis Suárez
Uruguai
4
8
0
7
Chiukepo Msowoya
Malaui
4
6
0
8
Wesley Sneijder
Holanda
4
5
0
9
Samuel Eto'o
Camarões
3
11
3
10
David Villa
Espanha
3
10
0
11
Carlos Pavón
Honduras
3
7
0
12
Salvador Cabañas
Paraguai
3
6
1
13
Tim Cahill
Austrália
3
5
0
13
Giancarlo Maldonado
Venezuela
3
5
0
15
Alberto Gilardino
Itália
3
4
0
16
Thierry Henry
França
3
4
1
17
Ramon Núñez
Honduras
3
3
0
18
Asamoah Gyan
Gana
3
3
2

Obs: o primeiro critério de desempate foi o número total de gols marcados (quanto mais, melhor), e o segundo critério foi o número de gols de pênalti (quanto menos, melhor). Foram incluídos todos os jogadores que fizeram pelo menos 3 gols importantes.
Na tabela, nota-se uma relação muito interessante: países que surpreenderam nas Eliminatórias e no Mundial geralmente têm pelo menos um artilheiro na tabela dos goleadores decisivos. É o caso de Uruguai, Nova Zelândia e Honduras. Pode-se notar, também, como essa tabela em alguns casos destaca jogadores que não marcam tantos gols, mas que foram importantíssimos para suas equipes. É o caso de Robbie Keane, que quase levou a Irlanda para a Copa, e de Wesley Sneijder, que marcou todos seus gols em pleno Mundial (dois deles contra o Brasil, aliás).
Para ver que o ranking de gols importantes funciona (ou não), é bom compará-lo com a classificação tradicional da artilharia, pelo total de gols marcados (desempate: menos gols de pênalti). Por esse critério, a classificação seria a seguinte (entram todos que marcaram pelo menos 9 gols):
Pos
Nome
País
Gols
Pênalti
Importantes
1
Luis Fabiano
Brasil
12
1
1
1
Osea Vakatalesau
Fiji
12
1
1
3
Diego Forlán
Uruguai
12
3
4
3
Moumouni Dagano
Burkina Fasso
12
3
5
5
Miroslav Klose
Alemanha
11
0
2
6
Samuel Eto'o
Camarões
11
3
3
7
David Villa
Espanha
10
0
3
8
Theofanis Gekas
Grécia
10
1
2
9
Humberto Suazo
Chile
10
3
4
10
Seule Soromon
Vanuatu
9
0
0
11
Shane Smeltz
Nova Zelândia
9
1
4


Os ufanistas logo destacarão o fato de Luis Fabiano ocupar o primeiro lugar nesta classificação. Mas o feito perde muito do brilho pelo fato de a liderança ser dividida com o monstro sagrado Osea Vakatalesau, não é?
Nota-se que as duas tabelas nem são tão diferentes, com 5 jogadores aparecendo no “top 10” nas duas versões – são esses os melhores artilheiros, que conseguiram combinar quantidade com qualidade. Mas o mais divertido na comparação é encontrar os goleadores que somem quando se consideram os gols importantes. Nesta Copa, foi o caso, principalmente, de Luis Fabiano, além dos “craques” da Oceania Vakatalesau e Soromon (Gekas e Klose completariam a lista dos que tiveram proporcionalmente poucos gols importantes).
No próximo Brasileirão, cheio de candidatos a artilheiros, vou fazer o acompanhamento dos gols importantes. Será que Luis Fabiano vai repetir a sina? Teremos alguma surpresa na lista? Vai ser bem interessante!

3 comentários:

  1. Bom, acho admirável teu trabalho, mas agora farei outra ressalva: Na tentativa minimizar a importância dos gols totais, foi comparada a marca do Luís Fabiano com a do "monstro sagrado" de Fiji. Só que, nos gols importantes, Robbie Keane lidera ao lado do mítico Moumouni Dagano. Já escrevi no texto anterior, estabelecer um gol como "importante" é muito subjetivo e não há uma fórmula, tem que ser feito jogo a jogo devido às condições da partida, o que tornaria impraticável tal ranking...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alexandre,

    Você tem razão ao dizer que o ranking de gols importantes é muito falho. Mas, ainda assim, acho que ele tem valor.

    Apesar das limitações, considero que o ranking revelou dois fatos interessantes, que são verdadeiros:

    - Faltou ao Brasil jogadores capazes de decidir jogos difíceis, durante toda a campanha da Copa de 2010;

    - Praticamente todos os times que surpreenderam contaram com um jogador ou grupo de jogadores com bom número de gols importantes.

    O que o ranking não serve - mesmo - é como indicador definitivo de quais são os artilheiros mais importantes do mundo. Mas isso o ranking de gols convencional também não faz.

    ResponderExcluir
  3. Olá a todos,

    Muito interessante esse tipo de ranking. Mas eu acho que duas alterações poderiam melhorar um pouco a análise e excluir um pouco dos ruídos (os "míticos", "lendários" e "monstros sagrados" artilheiros do futebol mundial:-) ).

    O primeiro seria considerar o número de partidas necessárias para marcar cada gol (tanto no cálculo dos importantes quanto dos gerais). Se o jogador participou de 5 partidas e fez 5 gols importantes, ele é mais decisivo do que um outro que fez o mesmo número de gols decisivos em 10 partidas.

    O outro critério seria considerar contra quem foi o gol e em que fase do torneio. A seleção do Fiji pode ter começado uma partida perdendo para as Ilhas Salomão e depois o super artilheiro fez dois gols e mudou a história. Acho que se fosse contra a Nova Zelândia, por exemplo, os gols deveriam ter um pequeno peso a mais, nem que fosse para desempate. Nesse caso, poderia ser usado um critério basedo no ranking da FIFA ou em um ranking de tradição de seleções nos critérios que você mesmo já propôs. Esse ranking poderia ter ponderação regional nas eliminatórias e mundial para a copa para não diminuir a importância de um jogador em levar a sua seleção à copa. O que eu quero dizer com isso é que uma equipe pode ter tomado um gol "bobo" de uma equipe mais fraca o que torna a virada mais fácil, o que diminui a importância de um gol se comparado a uma virada contra uma equipe mais difícil.

    O que acha?

    No geral, acho que a análise de gols importantes (embora muito reveladora) também sofre um pouco com a quantidade de dados disponíveis. Isso gera um ranking em que um dado/gol importante a mais poderia mudar muita coisa. Por esse motivo, mesmo que você não concorde com a importância dos dois fatores que eu citei, acho que poderia incluir outras variáveis que você julgasse importante para classificar e atribuir diferentes níveis entre os gols importantes.

    ResponderExcluir