quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Curiosidades sobre o ranking de equilíbrio

A criação do ranking de equilíbrio dos campeonatos deve ter levantado uma curiosidade em muita gente: qual seria o torneio mais equilibrado de todos os tempos?
A RSSSF tem uma página dedicada a esse assunto. E um dos torneios indicados por ela parece ser mesmo o campeão de todos os tempos. Trata-se do Campeonato Marroquino de 1965/6, que alcança um incrível índice de equilíbrio de 92,75%.
Esse fato é um indício bem forte de que nível de equilíbrio não tem nada a ver com qualidade técnica, não é? Ou alguém acha que o Campeonato Marroquino nos anos 1950 era fortíssimo? Aliás, se equilíbrio fosse sinal de qualidade, teríamos que dizer que a Série B do Brasileirão foi melhor que a Série A em 2010!
No outro extremo do (des)equilíbrio, o torneio mais desnivelado que já testei é o lanterna do post anterior, ou seja, o Campeonato Holandês 2009/10, com apenas 31,12% de equilíbrio. Mas certamente deve haver torneios mais desequilibrados do que esse.
Se algum leitor tiver sugestões de outros campeonatos que possam ter alcançado índices mais altos que 92,75% ou mais baixos que 31,12%, é só me mandar o link para a tabela que eu faço o cálculo! (lembrando que só valem torneios por pontos corridos, independentemente do número de times participantes e de turnos disputados)

4 comentários:

  1. Eu lembrava dessa página por conta da Divisão C da Romênia... eu sei que o líder ficou bem acima, mas ela não ganha do Marroquinão em equilíbrio?

    Belo blog! Abraços.
    Vinicius

    ResponderExcluir
  2. Uma curiosidade: como estão semelhantes os campeonatos Grego, Holandês e Português! Ambos têm 3 grandes históricos. Só que um dos grandes está bem mal das pernas (AEK, Feyenoord e Sporting), inclusive é até difícil explicar pra um novato no assunto o porquê de tal time ser grande. Todos tiveram um time dominante na última década (Olimpiakos, PSV e Porto), mas que não é o atual campeão, mas provavelmente vencerá o atual campeonato. Ambos têm um time fora os 3 grandes que vêm se destacando (PAOK, Twente e Braga). E o maior time da capital (Panathinaikos, Ajax e Benfica), que também é o que mais disputou finais da Liga dos Campeões, está entre os 3 primeiros, mas precisa se organizar muito mais pra se reerguer no cenário nacional e continental.

    ResponderExcluir
  3. Bem lembrado, Vinicius!

    No Índice de Gini, esse grupo da terceira divisão do Campeonato Romeno tem 91,62% de equilíbrio, um pouco atrás dos 92,75% do “campeão” (o Marroquino de 1965/6).

    À primeira vista, o Romeno parece mais equilibrado, mas o Marroquino acaba ganhando porque o total de pontos das equipes é maior (o que aumenta o valor do denominador para fazer o cálculo da porcentagem) – além do fato, como você percebeu, de que no Romeno o líder “disparou” na frente (se ele tivesse ganhado 3 pontos a menos, seria o mais equilibrado).

    De qualquer forma, a comparação entre os dois torneios é complicada, porque o Marroquino tinha uma regra maluca, que distribuía 3 pontos para vitória, 2 para empate e 1 para derrota, o que contribuiu para tornar a tabela final artificialmente mais equilibrada. Se fosse adotada a pontuação normal da época (2/1/0), o índice de equilíbrio teria sido “só” de 85,49%.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a comparação, Alexandre! Eu não tinha percebido o quanto os três têm em comum hoje!

    ResponderExcluir