quarta-feira, 16 de março de 2011

Gols importantes da Seleção

Sempre que o Brasil é eliminado de uma Copa do Mundo, começam os infindáveis debates sobre o “fracasso”, o “vexame” da Seleção (afinal, perder simplesmente porque o adversário é melhor está fora de cogitação). Já faz tempo que o Mundial terminou, mas há um ranking interessante que indica mais uma causa para a derrota brasileira.

Trata-se do ranking de gols importantes. A idéia dessa tabela é encontrar uma maneira objetiva de contar só os gols que realmente tiveram importância decisiva em uma partida, para eliminar aqueles “artilheiros” que só sabem fazer gols em jogos fáceis. É impossível chegar a uma fórmula perfeita para essa conta, mas, com a observação e alguns testes, pode-se chegar a um método interessante.

Neste ranking, um gol só é considerado importante se for marcado no segundo tempo (ou seja, quando a pressão aumenta) e tiver empatado a partida ou dado a liderança à equipe. Dessa forma, o primeiro gol de uma goleada (ou mesmo de uma vitória por 2 a 0) não é importante, a não ser que tenha sido marcado só no segundo tempo (o que significa que o adversário agüentou bastante e, portanto, o gol teve certa importância). Também não são importantes “gols de honra” ou gols que aumentaram a vantagem do time no placar (mesmo que depois o adversário tenha encostado).

Para a regra de contagem ficar melhor, são necessários dois adendos:

- Mesmo que tenha sido marcado no primeiro tempo, o último gol do jogo sempre é considerado importante, desde que tenha empatado ou dado a vitória à equipe que o marcou.

- Em “playoffs” de ida e volta, os dois jogos são contados como se fossem um só, com a primeira partida equivalendo ao primeiro tempo e o segundo jogo sendo igual à etapa final.

Mesmo estando longe da perfeição (aceito sugestões que possam melhorar a fórmula), o método de contagem de gols importantes revela muito sobre a personalidade de alguns jogadores e separa artilheiros realmente decisivos daqueles que só marcam contra molezas (o ranking funciona melhor em torneios longos).

E onde é que entra o Brasil nessa história? Bom, vejamos a tabela abaixo, com a lista dos goleadores brasileiros classificados por gols importantes, somando as Eliminatórias e a Copa propriamente dita:

Pos
Nome
Importantes
Total
1
Nilmar
2
5
2
Luis Fabiano
1
12
3
Julio Baptista
1
2
4
Maicon
1
1
5
Robinho
0
6
6
Kaká
0
5
7
Elano
0
3
8
Juan
0
2
9
Adriano
0
1
9
Daniel Alves
0
1
9
Luisão
0
1
9
Felipe Melo
0
1
9
Ronaldinho
0
1
9
Vagner Love
0
1

Essa tabela é muito reveladora. Num total de 23 partidas, a Seleção marcou só 5 gols importantes. Como referência, vale dizer que os jogadores com mais gols decisivos na competição fizeram 5 (em breve, publicarei a lista com os líderes) – no Brasil, ninguém tem mais que 2.

Esse é um forte indício de que, nos jogos parelhos, faltou alguém que decidisse a partida em favor do Brasil. Chamam a atenção principalmente os casos de Luis Fabiano, Robinho e Kaká. Somados, os três marcaram um total de 23 gols, o que é bastante. Só que, desses, apenas 1 foi importante.

Na campanha inteira do Brasil, em 14 partidas a Seleção chegou a precisar de gols importantes (ou seja, esteve em um empate ou em desvantagem no segundo tempo). Dessas, em apenas cinco oportunidades o gol veio: contra Paraguai, Chile (Nilmar), Uruguai (Luis Fabiano), Equador (Julio Baptista; depois o Brasil cedeu o empate) e Coreia do Norte (Maicon).

Nos outros 9 jogos – principalmente na fatídica derrota para a Holanda –, ficamos na mão. É uma mostra de que, além de equilíbrio emocional, faltou ao time jogadores com mais personalidade, para resolver as partidas difíceis.

Um comentário:

  1. Sim, foi até uma tentativa boa, mas esse negócio de "gol importante" é extremamente subjetivo, não há uma regra definida, o que dificulda muito fazer uma tabela com isso. Por exemplo, para um jogo terminado em 2 a 0: O primeiro gol eu considero sempre importante. Agora vai que a partir daí o adversário começou a pressionar, sufocando o time que está ganhando! Aí o segundo gol também é importante. Agora se o outro time se fechou pra segurar o resultado, sei lá por que motivo, aí o segundo gol deixaria de ser importante. Bom, isso é só um exemplo mais simples, dá pra fazer uma dissertação em cima disso tudo! Hehehehe!

    ResponderExcluir