domingo, 31 de julho de 2011

10 estreantes para 2014

Aproveitando o sorteio das Eliminatórias para a Copa do Mundo, proponho aqui um desafio: tentar adivinhar quais são as seleções que farão sua estréia em Mundiais em 2014.

É um desafio bem difícil, já que não há escolhas óbvias, e todos os candidatos são, em maior ou menor grau, zebras – afinal de contas, 76 países já disputaram Copas do Mundo. Mesmo assim, todas as edições do Mundial tiveram estreantes, e a próxima não deverá ser exceção.

Desde 2002, eu tenho feito esse exercício de futurologia. No último Mundial, até que me saí bem: o único estreante, a Eslováquia, figurava em 5º lugar na minha lista.

Bom, vejamos quais são os favoritos para “estrear” em 2014, com breves justificativas para as escolhas (lembrando que este ranking é puramente subjetivo):

1. BURKINA FASSO
É o quarto melhor time africano no ranking da FIFA e esteve na briga por uma vaga na última Copa. Caiu num grupo muito fácil nas eliminatórias. Se não der azar (ou amarelar) no playoff decisivo, disputará seu primeiro Mundial em 2014.

2. BÓSNIA
Chegou até a repescagem nas últimas Eliminatórias e, desta vez, caiu no grupo mais fácil da Europa, que tem Grécia e Eslováquia como “favoritos”. Não precisa de nenhum milagre para carimbar o passaporte.

3. UZBEQUISTÃO
Nas últimas duas Eliminatórias (especialmente em 2006), chegou perto de se classificar. Não tem um timaço, mas ficou em 4º lugar na última Copa da Ásia – o que seria suficiente para levá-lo ao Mundial. Tem um grupo difícil na primeira fase, com Japão, Síria e Coreia do Norte. Se passar, ganha embalo e chega à fase final com boas chances.

4. VENEZUELA
Em franca ascensão, a Vinotinto se beneficia do fato de o Brasil não disputar as Eliminatórias, abrindo mais uma vaga para os sul-americanos. Se engatar uma boa sequência de resultados, conseguirá melhorar duas posições em relação ao torneio anterior e beliscar uma vaga na repescagem.

5. MONTENEGRO
Tem o melhor ranking FIFA entre os times que nunca estiveram numa Copa, ocupando o 17º lugar. Alcançou excepcionais resultados nas atuais Eliminatórias para a Eurocopa, mas caiu em um grupo difícil no qualificatório para o Mundial, tendo que superar Inglaterra, Ucrânia e Polônia.

6. JORDÂNIA
Seria uma grande surpresa ver a Jordânia em uma Copa do Mundo. Mas o país chegou até as quartas-de-final na última Copa da Ásia e tem um grupo muito fácil na primeira fase das Eliminatórias. Então, por que não?

7. PANAMÁ
Enfrenta um longo caminho até a Copa do Mundo, tendo que passar por duas fases antes do hexagonal final – no entanto, não caiu em grupos difíceis. Não é favorito para ficar com uma vaga, mas o fato de ter chegado à semifinal da Copa Ouro mostra que vir para o Brasil em 2014 não é um sonho impossível.

8. LITUÂNIA
Está longe de ser favorita, mas caiu no grupo moleza da Europa, junto com a Bósnia. Se engatar uma boa sequência de jogos, tudo é possível.

9. GABÃO
Regularmente, tem se classificado para a CAN e ficado perto de vagas para o Mundial. Se a Burkina Fasso bobear, é o Gabão que passa de fase. Depois, em um mata-mata de dois jogos, só precisaria de um pouco de sorte para vir ao Brasil.

10. BOTSUANA
É difícil imaginar Botsuana numa Copa do Mundo. Mas o país até que vem conseguindo bons resultados e caiu em um grupo liderado pela frágil África do Sul. Com sorte, pode avançar.

Bom, esses são meus palpites. Lembro que não considero essas equipes favoritas, muito menos acredito que teremos dez estreantes (meu palpite seria no máximo 3). Mas, entre os que nunca foram para um Mundial, são os que tem melhores chances. E você, concorda com a lista? Deixe seu “top 10” nos comentários deste post, para daqui a dois anos vermos quem acertou as previsões!

6 comentários:

  1. Acho que só teremos uma novidade na próxima Copa, e será europeia: Bósnia. Burkina, Uzbequistão e Panamá ficam na última fase eliminatória; e a Venezuela vai ficar perto da vaga da repescagem. Montenegro talvez fique para 2018... As outras, nem pra 2022.

    ResponderExcluir
  2. Alexandre "Garrincha"1 de agosto de 2011 às 17:33

    Uzbequistão bate na trave novamente, porque a Ásia deu azar de pegar a América do Sul na repescagem. Perderá pra Venezuela, esta sim a primeira estreante.

    Na África, também concordo com Burkina Faso, e acrescento Mali como uma das possibilidades.

    Na CONCACAF a coisa anda triste, mas realmente se for pra ter um estreante, jogo no Panamá. Demoraram pra unificar as duas confederações da América. Continuando, se os panamenhos chegarem lá, podem pegar outra zebra, já que Fiji disputa o campeonato da Oceania em casa, apesar de ainda acreditar que os Neozelandezes vencem.

    Por fim, a UEFA. Na maioria dos grupos (A, B, C, D e F), é realmente muito difícil passar um estreante.

    No Grupo E, vejo uma certa ascenção de Albânia e Chipre, mas mesmo assim acho difícil. Islândia até ameaçou uma evolução, mas voltou alguns degraus ultimamente. No G e no H, concordo que as forças são as ex-iugoslavas (estreantes? só se forem sozinhas). Lituânia depois de esboçar uma ascenção, deu uma queda. Vejo mais chances (porém remotíssimas) até na Letônia, que até Euro já jogou. Finalmente, no Grupo H, temos a Bielorrússia, que vem em franca evolução, só teve azar de pegar duas (por mais que a França não esteja lá aquelas coisas) potências no sorteio...

    ResponderExcluir
  3. leonardo oliveira dos santos4 de agosto de 2011 às 22:02

    1- Bósnia; 2- Venezuela; 3- Gabão; 4- Panamá; 5- Belarus; 6- Usbesquistão; 7- Burkina Faso; 8- Israel; 9- Qatar ( pelo mesmo motivo que o Japão foi para copa após ser escolhido como sede do Mundial) e 10- Chipre ( evolução de seus clubes na Champions).

    ResponderExcluir
  4. Boa lembrança de Israel, principalmente por estar num grupo de nível técnico apenas razoável - pode até beliscar vaga direta.

    ResponderExcluir
  5. Leonardo/Vinicius,

    Israel tem uma chance razoável de classificação sim. Só que ele já esteve em uma Copa do Mundo! Foi em 1970, no México.

    Abs,
    Tomaz R. Alves

    ResponderExcluir
  6. Oops, my bad...

    Nem sabia que Israel já tinha disputado Copa do Mundo. Imagino que tenha caído na primeira fase.

    Obrigado pelo aviso, Tomaz. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir