sábado, 23 de julho de 2011

Evolução histórica do equilíbrio na Inglaterra

Deixando a Copa América de lado, vamos fazer uma nova análise sobre a história do Campeonato Inglês. A idéia, aqui, é calcular o índice de equilíbrio para cada edição do torneio desde 1888. O resultado é revelador.

No gráfico abaixo, vemos a média dos índices de equilíbrio para cada década:


Como padrão de comparação, lembro que nenhum campeonato importante, nesta temporada, teve equilíbrio superior a 67% (e o pior teve 45%).

Fica clara a tendência de crescimento do equilíbrio até a II Guerra Mundial. Daí em diante, o equilíbrio vai caindo lentamente, até despencar na primeira década deste século.

A tendência fica ainda mais clara no gráfico ano a ano:

A linha azul indica o equilíbrio de cada temporada, e a preta é a linha de tendência, calculada com ferramentas estatísticas do Excel (regressão polinomial de ordem 4, com r² = 0,625).

Embora a polarização dos campeonatos seja uma tendência mundial que já vem de longa data, impressiona a maneira como ela se acelerou na Inglaterra, na década passada – tanto que o Inglês deixou de ser um dos mais equilibrados do mundo para ficar entre os mais polarizados.

Tão forte é essa tendência recente que os quatro campeonatos menos equilibrados entre as 112 edições do Inglês já disputadas aconteceram entre 2005/6 e 2009/10.

Um sopro de esperança, por outro lado, foi o último Campeonato Inglês. A edição 2010/1 teve índice de equilíbrio de 62%, o mais alto desde 1997/8. Vejamos o que acontecerá nos próximos anos.

2 comentários:

  1. Gostaria de sugerir um estudo, que pode ser feito para qualquer liga nacional. É o seguinte: qual é a porcentagem de vitórias de times que estão acima dos adversários na tabela de classificação.

    É simples: em todo jogo de um campeonato (exceto talvez nas primeiras rodadas), sempre haverá um time melhor colocado que o outro (1º x 5º, 10º x 18º, 15º x 8º, etc). No campeonato brasileiro de 2010 por exemplo, do total de 380 jogos, quantos terminaram com vitória do time que estava à frente na tabela?

    Se essa estatística for possível de ser construída, pode-se calcular a correlação entre a distância dos times na tabela e a chance de vitória de cada um. Seleciona-se os jogos em que a distância entre os times foi de Xi (i=0,1,2,...,19) posições e conta-se o número de vitórias dos melhores posicionados. Depois constrói-se duas colunas no Excel, uma com a diferença de posições e outra com a porcentagem de vitórias dos times melhores posicionados. Feito isso é só usar função "correl", para calcular a correlação entre as duas variáveis.

    Se esses dados não estiverem disponíveis na internet, a única forma de obtê-los é listar todos os jogos do campeonato é elaborar uma classificação para cada rodada.

    Obrigado, Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carlos,

    A ideia é interessante, mas muito trabalhosa, justamente pela necessidade de calcular a tabela rodada a rodada. E tem um problema: as "zebras" nas primeiras rodadas seriam enganosas, já que as diferenças de pontos entre as equipes são muito pequenas (ou seja, uma zebra na 30ª rodada "vale" mais que uma zebra na 3ª).

    Mais significativo seria calcular o número de zebras em relação à classificação final do campeonato. Mas o resultado desse cálculo seria idêntico ao do meu ranking de equilíbrio! (aliás, o resultado da conta que você propôs também seria muito parecido)

    Abs!

    ResponderExcluir