sábado, 19 de fevereiro de 2011

O campeonato mais equilibrado do mundo

Todo ano ouvimos na imprensa repetitivos elogios à emoção e ao equilíbrio do Campeonato Brasileiro, que por isso seria um dos melhores torneios do mundo, já que não é previsível como os “chatos” campeonatos europeus.
Nem precisa de muito senso crítico para perceber que não existe nenhuma correlação entre a qualidade técnica e o equilíbrio de uma competição (afinal, o campeonato pode ser equilibrado porque todos os times são bons ou porque todos são ruins). Mas em um aspecto o clichê da imprensa está certo: o Brasileirão é mesmo o campeonato mais equilibrado do mundo!
Essa conclusão vem do Ranking de Equilíbrio dos Campeonatos de Futebol, que eu criei com base no Índice de Gini. Esse índice é usado em economia para medir a desigualdade na distribuição de renda de um país. A lógica do ranking é análoga: em vez da renda, avaliou-se a desigualdade na distribuição de pontos na tabela final dos campeonatos.
É importante notar que, quando se fala de equilíbrio de um campeonato, muita gente pensa só na emoção da disputa pelo título. Só que essa é uma visão parcial: no Espanhol deste ano, por exemplo, a briga pelo título está equilibradíssima, mas existe um abismo separando os dois primeiros colocados do resto. O ranking baseado no Índice de Gini vai além da disputa pelo título e realmente considera o equilíbrio de todas as equipes participantes, do primeiro ao último colocado.
Na tabela a seguir, o nível de equilíbrio foi expresso em porcentagens. Assim, um torneio 100% equilibrado seria um no qual todos os times terminassem o campeonato com a mesma pontuação. E o que seria um torneio com 0% de equilíbrio? Seria aquele em que sempre dá a lógica, ou seja, o melhor time vence todos os jogos. Assim, teríamos uma tabela final em que o lanterna ficou com 0 pontos, o penúltimo teve 6 (supondo um torneio com dois turnos), o antepenúltimo ganhou 12 e assim por diante, até chegar no líder, que teve 100% de aproveitamento. Essa conclusão nem sempre é intuitiva, mas é realmente impossível um campeonato mais desequilibrado do que isso.
Não vou me alongar mais na explicação da metodologia do ranking, que é meio complicada. Se você quiser entender direitinho como os cálculos foram feitos, é só clicar aqui.
No ranking abaixo, são considerados os resultados finais da temporada 2009/10 (ou 2010, para os países que seguem o calendário solar). Escolhi só os campeonatos mais relevantes e também descartei os que não usam fórmulas de pontos corridos. Dessa forma, o ranking ficou assim:
País
Equilíbrio
Brasil (Série B)
74,35%
Brasil (Série A)
63,24%
Turquia
58,36%
Itália
56,15%
Rússia
55,24%
Japão
54,25%
França
54,24%
Alemanha
54,07%
Argentina
52,67%
Escócia
50,39%
Grécia
49,61%
Espanha
49,24%
Bélgica
47,54%
Inglaterra
45,13%
Coreia do Sul
43,75%
Portugal
40,02%
Ucrânia
36,73%
Holanda
31,12%


É impressionante que, em 18 campeonatos pesquisados, o único torneio mais equilibrado que o Brasileirão é o “Brasileirinho”, ou seja, a Série B do nosso campeonato. Não só os torneios do Brasil são os mais equilibrados, como também existe uma diferença considerável em relação aos campeonatos que vêm depois.
O ranking também comprova algumas percepções comuns. Na base da tabela, estão três campeonatos que são tradicionalmente conhecidos pelo desequilíbrio entre grandes e pequenos (embora na Holanda, curiosamente, um dos “pequenos” é que foi campeão). Também é interessante perceber que a Inglaterra, que costumava ser um torneio bastante equilibrado (até os anos 1990, o índice raramente caía abaixo de 60%), agora está se aproximando dos mais desequilibrados do mundo.
Vale notar que esses resultados são relativamente estáveis ao longo dos anos. Pegando as tabelas da temporada anterior, descobre-se que os três torneios mais equilibrados foram, na ordem, o Brasileirão (Série A), o Japonês e o Brasileirinho (Série B). No pé da tabela, os piores foram o Ucraniano, o Grego e o Português – ou seja, não houve diferenças radicais em relação a este ano.

7 comentários:

  1. Interessante o campeoanto inglês estar na pate de baixo da tabela, ao mesmo tempo, este ranking explica bem a razão do Brasil vender muitos jogadores para o exterior.
    Parabéns Tomaz pelo trabalho!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  2. Sempre interessantes os seus rankings, Tomaz, parabéns pelo site.
    Aproveitando a deixa, sempre imaginei alguma fórmula que ponderasse o equilíbrio histórico entre diferentes ligas. Já vi várias vezes comparações entre o Campeonato Inglês e o Brasileiro, quase todas as vezes utilizando a proporção entre anos e títulos do maior campeão, o que nunca me satisfez.
    Acha possível, de alguma forma, determinar uma relação de equilíbrio histórico? Pensei em um ranking que considerasse títulos, levando em conta também o número de competições realizadas e o total de participantes.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Obrigado!
    Eu tenho sim um método para medir o equilíbrio históricos dos campeonatos, tomando como base a distribuição dos títulos entre as equipes. Ainda estou montando as tabelas e em breve publicarei mais esse ranking aqui!

    ResponderExcluir
  4. Será bastante aguardado por mim, haha
    Aliás, o link explicando como os cálculos foram feitos não está disponível. Teria como passar?
    Até dei uma pesquisada no índice Gini para tentar imaginar algo histórico, mas ando meio enferrujado com a matemática. Você, como um ex-ecano, deve saber que os números não são muito queridos no glorioso curso de jornalismo da USP, infelizmente, hehe

    ResponderExcluir
  5. Esquece o que eu disse, vi o link na aba acima, valeu!

    ResponderExcluir
  6. Ops! Tinha esquecido de colocar o link! Já corrigi o erro...
    Abs!

    ResponderExcluir
  7. o brasileirão pode ser o melhor campeonato mas não é o melhor tá longe disso.

    ResponderExcluir