O Japão ganhou ontem a Copa da Ásia 2011, disputada no Qatar. Como esse país, por incrível que pareça, vai receber a Copa do Mundo em 2022, achei interessante dar uma olhada na média de público do torneio asiático, para ver o quanto o povo qatariano é “apaixonado por futebol”.
No geral, a Copa da Ásia teve uma média de 12.791 pessoas presentes nos estádios. No torneio anterior, disputado em 2007, em quatro países (Tailândia, Vietnã, Malásia e Indonésia), a média foi 70% maior: 21.785 pessoas.
Em defesa do Qatar, deve-se levar em conta alguns outros dados. Um deles é a capacidade dos estádios. Na edição de 2007, a média ponderada das capacidades (capacidade x nº de jogos em cada estádio / total de jogos) era de 71.509 pessoas. No Qatar, a média foi de só 27.344. Assim, pode-se dizer que os estádios qatarianos tiveram ocupação de 47%, enquanto os do Sudeste Asiático tiveram só 30%.
Outra comparação é a da média de público nos jogos menos interessantes, ou seja, aqueles que não envolveram o time da casa nem eram a final do torneio. Nesse critério, a média do Qatar cai para 9.496, mas a do torneio de 2007 despenca para 7.834.
Em resumo, fica claro que o Qatar está longe de ser um país apaixonado por futebol, mas também não destoa tanto de outras nações asiáticas (o que não torna a escolha da Fifa menos absurda).
Nenhum comentário:
Postar um comentário