terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ainda sobre o ranking histórico do Inglês

A metodologia desse ranking é boa não só para mostrar quais são os times com maior “tradição”, mas também é um excelente método para medir quanta importância histórica têm times de pequeno e médio porte, que poucas vezes chegaram a figurar entre os primeiros colocados do campeonato.

Para mostrar isso de maneira mais clara, fiz um gráfico com as pontuações alcançadas pelos 20 times que hoje jogam na Premier League:


Numa olhada rápida, parece ser possível distinguir três grandes grupos: o dos pesos-pesados, incluindo os cinco primeiros colocados; os de médio porte, indo do Sunderland até o Bolton; e os pequenos, incluindo as outras seis equipes.

É interessante notar que times hoje inexpressivos, como Wolverhampton e West Brom, têm uma história bastante rica, num nível próximo ao de “milionários” como Chelsea e Manchester City. Aliás, vendo o gráfico, também fica claro que é um erro chamar jogos como Manchester United x Chelsea de “clássico”, por mais que os Blues tenham bons resultados nos últimos anos.

4 comentários:

  1. congratulações pela analise, se fala clássico para qualquer joguinho

    derby tem vários

    mas para se tornar um clássico man unt e chelsea , o chelsea tem que se manter grande até chegar a um patamar histórico maior.
    falta muito na cronica esportiva se ancorar na história .

    ganhaste um leitor , pouco comentador , mais leitor

    um abraço

    ResponderExcluir
  2. Gosto da ideia de rankings, mas eu tenho um conceito diferente em relaçao a valoraçao em campeonatos. Acho que titulos sao igual ranking de medalhas, se nao se tem um, nunca pode igualar ou passar quem tem. É que por esses tempos ando meio ocupado, mas irei fazer um ranking de titulos, nesse molde que estou falando.
    Estou ansioso pra ver o ranking brasileiro hehehe.

    ResponderExcluir
  3. Em parte, eu concordo com você, Guilherme. Mas, por esse critério, nem haveria necessidade de fazer o ranking: seria só pegar a lista de maiores campeões.

    Mas, se para você o que conta são títulos, você certamente vai gostar mais do ranking que eu vou publicar no próximo sábado (dia 29/1)!

    ResponderExcluir
  4. Nossa já vi que tem um certo preconceito com Chelsea e City só porque os times tem dinheiro, essa mania besta parece que pegou aqui no brasil.....

    ResponderExcluir