quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Preliminares da Libertadores

Grêmio e Corinthians abrem nesta quarta a participação brasileira na Libertadores-2011, disputando a fase preliminar da competição. As estatísticas trazem uma boa e uma má notícia para a dupla.

A boa é que, no formato atual de disputa, nunca um time brasileiro foi eliminado nesta fase: em oito participações, todos avançaram. A má notícia é que nenhum desses brasileiros foi campeão (dos 36 times que passaram pela preliminar, o único que ficou com a taça foi o Estudiantes, em 2009).

Os brasileiros que já disputaram as preliminares foram Palmeiras (três vezes), Cruzeiro (duas), Santos, Paraná e Goiás. Cinco dessas vezes, o time caiu nas oitavas-de-final; em duas ocasiões, a equipe chegou até as quartas; e a melhor participação foi a do Santos, que chegou até a semifinal, em 2007.

Obs: Na verdade, um brasileiro já foi eliminado nas preliminares da Libertadores (por isso que eu escrevi que nenhum caiu "no formato atual"). Foi o Bahia, que em 1964 perdeu para o Deportivo Italia, da Venezuela, antes da fase de grupos.

Um comentário:

  1. Muito BOM o Blog! Espero que vc materias e rankings sobre futebol regionais do Brasil, como o paranaense, catarinense e outros. E não fique apenas no eixo Rio-São Paulo.
    Boa sorte desta nova empreitada.

    ResponderExcluir