sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Futebol brasileiro tem cada vez menos gols


Desde o final do último Campeonato Brasileiro, venho querendo falar sobre a evolução da quantidade de gols no País. Afinal, a média do último Brasileirão (2,263) foi a mais baixa desde 1991 – ou seja, a pior desde a época negra das retrancas no futebol mundial. Será que estamos novamente caminhando para isso?

Primeiro, vejamos a evolução da média de gols nos Campeonatos Brasileiro, Paulista e Carioca, nos últimos 40 anos:



Verde: Campeonato Brasileiro; Cinza: Campeonato Paulista; Azul: Campeonato Carioca

Ok, talvez esse gráfico seja um pouco confuso para ser interpretado. Vejamos, então, como se comporta a “média das médias” de gols desses três torneios, desde 1975:





Agora, sim, a evolução fica bem clara. Nota-se que no início dos anos 1980 começou uma queda na média de gols (partindo de um nível que já não era muito bom, na década anterior). O fundo do poço foi alcançado em 1987, quando os principais torneios do país tiveram apenas 1,86 gol por partida. Daí em diante, houve um crescimento quase constante no número de gols, que atingiu o pico em 2001 (incríveis 3,17 gols por jogo).

Neste século, a quantidade de gols no Brasil tem oscilado, mas é clara a tendência de queda. Médias acima de 3 por jogo, que aconteceram até 2007, hoje são impensáveis. Embora o nível atual (2,54) não seja tão ruim, ele é o menor desde 1995 – e a situação só não é pior porque os Estaduais têm dado uma ajuda para não deixar a média cair tanto. Aliás, a última vez em que a média de gols do Brasileirão foi maior que a do Carioca e do Paulista aconteceu em 1992 – algo péssimo, dado que o Nacional, hoje, é incomparavelmente mais importante (e tem duração maior) que os outros dois.

A queda no número de gols por aqui é especialmente preocupante porque essa não é uma tendência mundial. Muito pelo contrário: na Europa, o número de golstem crescido muito nos últimos 10 anos. Ou seja, não bastasse a pobreza técnica que impera no nosso futebol (note que os principais craques do último Brasileirão foram vendidos para o poderoso futebol chinês), agora nem emoção com a bola nas redes temos mais. E o pior: não há sinais de melhora para o futuro próximo. Como mostram os números dos anos 1990, a situação ainda pode piorar muito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário