sexta-feira, 27 de junho de 2014

Quantas vagas cada continente merece na Copa do Mundo


Uma das surpresas da primeira fase da Copa do Mundo de 2014 foi a eliminação de três campeões mundiais: Espanha, Itália e Inglaterra. Os três que caíram têm em comum o fato de serem europeus, o que levou alguns analistas a dizerem que a Europa é a decepção deste Mundial. Foram só 6 classificados do Velho Continente, e isso porque a Grécia surpreendeu a Costa do Marfim no último minuto.

Olhando para o passado, nota-se que a conclusão do “fracasso” europeu é mais que prematura. Basta notar que, em 2010, o número de classificados do continente para as oitavas-de-final foi exatamente o mesmo (seis), e o torneio terminou com uma final envolvendo dois times da Europa, pela segunda vez seguida, coisa que só havia acontecido em 1934-38.

Aliás, o número de classificados de cada continente variou pouco em relação ao Mundial da África do Sul: Europa e América do Sul mantiveram o mesmo número de equipes (6 e 5, respectivamente); a Concacaf subiu de 2 para 3 classificados, e a África cresceu de 1 para 2. O único continente que saiu perdendo foi a Ásia, que viu Japão e Coreia do Sul nas oitavas-de-final em 2010 e neste ano não tem representantes no mata-mata.

Em termos proporcionais, o continente com melhores resultados em 2014 foi a América do Sul, que classificou para as oitavas-de-final 83% de suas equipes (5 de 6). O outro que superou 50% foi a Concacaf, que classificou 3 de 4 (75%). A Europa viu decepcionantes 46% passarem de fase (6 de 13), e a África, só 40% (2 de 5). Logicamente, o pior é a Ásia, que teve todos seus 4 times eliminados.

Considerando tudo isso, chegamos ao assunto do título deste texto: se as vagas na Copa do Mundo fossem decididas de acordo com os resultados dentro de campo, quantos representantes cada continente deveria ter no próximo torneio?

Tomando como base de cálculo os Mundiais desde 1998, quando o torneio passou a contar com 32 seleções, e já incluindo os resultados de 2014, vejamos quantas equipes cada continente (ou melhor, cada confederação) conseguiu classificar para as oitavas-de-final:

EUROPA – 41
AMÉRICA DO SUL – 19
CONCACAF – 9
ÁFRICA – 6
ÁSIA – 5 (inclui Oceania)

Fazendo a proporção do número de classificados para um total de 32 equipes, concluímos que o número de representantes dos continentes na próxima Copa do Mundo deveria ser:

EUROPA – 16 + 1 repescagem
AMÉRICA DO SUL – 7 + 1 repescagem
CONCACAF – 3 + 1 repescagem
ÁFRICA – 2 + 1 repescagem
ÁSIA – 2 (inclui Oceania)

É interessante notar que, embora sejam os continentes com mais vagas, Europa e América do Sul ainda estão sub-representados no Mundial. Os europeus mereceriam ter mais 3 ½ equipes (½ significando uma vaga na repescagem intercontinental), enquanto os sul-americanos poderiam ter mais 3 representantes (considerando as 4 ½ vagas usuais).

Do outro lado, a Ásia (+ Oceania) é o continente que deveria perder mais equipes – das 5 atuais (4 mais 2 vagas na repescagem) poderia ficar com apenas 2. A África, cujos representantes sempre geram bastante expectativa, poderia ter só 2 ½ vagas, exatamente a metade das 5 atuais. No final das contas, a única região que está bem representada, com base nos resultados, é a Concacaf, com 3 ½ equipes.

Nunca é demais lembrar que a distribuição de vagas entre os continentes é decidida de maneira política, e não com base no desempenho das equipes. Desde 2006, não há alterações nas cotas. Assim sendo, não espere novidades para 2018...

Nenhum comentário:

Postar um comentário