quinta-feira, 5 de junho de 2014

Médias de gols das Copas do Mundo


Está chegando a hora! Falta menos de 1 semana para a abertura da Copa do Mundo de 2014! Será que veremos um Mundial cheio de gols ou retrancado, como foram as últimas edições? Por um lado, o alto número de gols nos campeonatos europeus (onde jogam a maioria dos atletas que disputarão o Mundial) permite certo otimismo. Por outro, a tendência de queda na média de gols em Copas é evidente, como mostra o gráfico abaixo:


A menor média de gols da história havia acontecido em 1990, quando foram marcados apenas 2,31 gols por partida. Em 1994, o número cresceu, chegando a 2,71. Desde então, cada Mundial foi pior que o anterior. Em 2006, o recorde negativo foi quebrado, com 2,30. Quatro anos depois, a marca foi ainda pior: 2,27. Verdade seja dita que, em números absolutos, a diferença de gols entre 2006 e 2010 foi de apenas 2.

Mas, pensando bem, a Copa da África do Sul não deixou a impressão de ter sido um torneio feio, cheio de retrancas – diferentemente de 1990. O fato é que a média geral do torneio foi muito prejudicada pela 1ª rodada, que viu apenas 25 gols marcados em 16 jogos (média de 1,56). Depois disso, o índice foi razoável (média de 2,50).

Na verdade, a presença de alguns sacos de pancadas na 1ª fase muitas vezes distorce a média geral de gols de um torneio. Se calcularmos o índice de cada Copa do Mundo sem considerar os números da fase inicial (e da disputa do 3º lugar, que não vale nada), chegamos a um gráfico bem diferente:



Aqui, naturalmente, a oscilação é bem maior, já que são menos jogos considerados em cada Mundial. Assim como no outro gráfico, a tendência histórica de queda de gols é indiscutível, mas agora se apresenta de forma menos linear. E, principalmente, nota-se uma melhora no número de gols de 2010, em relação aos dois Mundiais anteriores.

Outro fato que merece destaque na última Copa foi o baixo número de confrontos decididos nos pênaltis. Vejamos quantas vezes esse método de desempate foi usado, desde que foi introduzido, em 1982:



Excluindo-se a Copa de 1982, quando só 3 confrontos poderiam ser decididos nos pênaltis, nos outros Mundiais a média é de exatamente 3 disputas por torneio. Em 2010, só 2 jogos foram para os pênaltis (Paraguai x Japão e Uruguai x Gana), a menor marca, junto com 2002.

Um comentário:

  1. Na verdade, a decisão por pênaltis foi introduzida em 1978, mas não houve necessidade de usá-la. Em relação à média de gols, a tendência que se mostra é essa mesma, de diminuição. É uma pena, mas é o resultado da postura tática e mentalidade mais cautelosa das equipes. Mesmo no gráfico que considera só as fases finais, por mais que em 2010 tenha melhorado, percebe-se a tendência decrescente da curva. Veremos agora em 2014 se há realmente uma guinada...

    ResponderExcluir