quinta-feira, 19 de junho de 2014

Existe uma maldição dos campeões de Copas do Mundo?


Com o vexame da Espanha neste Mundial, muita gente passou a falar em uma “maldição” que paira sobre os campeões de Copas do Mundo. Afinal, em toda a história, só dois times conseguiram repetir o título no torneio seguinte. Além disso, em três dos últimos quatro Mundiais, o campeão anterior nem passou da primeira fase (França em 2002, Itália em 2010 e, agora, a Espanha). Existirá mesmo uma maldição?

Olhando a história das Copas como um todo, percebemos que os resultados recentes dos campeões destoam da tendência histórica. Tanto que o vexame da França em 2002 foi a primeira vez desde 1966 que o campeão mundial não conseguiu passar da primeira fase no torneio seguinte (os únicos outros casos aconteceram em 1950 e 2010).

Na verdade, a história das Copas do Mundo mostra que é bem difícil para um time repetir o bom desempenho em dois torneios seguidos – seja ele campeão ou não. Em 18 Mundiais disputados (excluo o primeiro, de 1930, por motivos óbvios), só 8 de 36 finalistas (22%) conseguiram voltar à decisão no torneio seguinte.

Na verdade, se formos falar de “maldição”, o mais correto seria dizer que ela se abate sobre o 3º e o 4º colocados dos Mundiais. Dos 18 times que ficaram na 3ª posição, 11 nem passaram da 1ª fase no torneio seguinte (6 desses países nem se classificaram para a Copa). Os 4º colocados não foram muito melhor: 10 não passaram da 1ª fase (7 não chegaram ao Mundial). Neste ano, a Alemanha começou bem a Copa, mas o Uruguai tem grandes chances de estender a “maldição” do 4º lugar.

Isso tudo quer dizer que devemos riscar das previsões os 4 primeiros colocados da Copa de 2010? Não, não é bem assim. Apesar dos tropeços, 2 vezes o campeão mundial foi o time que venceu a Copa anterior; outras 2 vezes, foi o vice-campeão; e mais 2 vezes, foi um dos times derrotados na semifinal. Aliás, em mais 5 casos, quem ficou com o título foi o time da casa. Por esse retrospecto, poderíamos dizer que há uma chance de 58% (11 vezes em 19 Copas) de o título ficar com Holanda, Alemanha, Uruguai ou Brasil (já que a campeã Espanha foi eliminada).

Já que estamos falando em curiosidades e “maldições”, aí vão mais dois dados interessantes. Se o vencedor de 2014 não for Itália, Brasil nem França, este Mundial igualará o recorde de 5 campeões diferentes em sequência, fato que já aconteceu entre 1966 e 1982 (Inglaterra, Brasil, Alemanha, Argentina e Itália) e entre 1982 e 1998 (Itália, Argentina, Alemanha, Brasil e França). Outro recorde que pode ser igualado é o de ausência do Brasil nas semifinais. Só uma vez na história a Seleção não ficou entre os quatro melhores em três torneios seguidos: entre 1982 e 1990. Já caímos nas quartas em 2006 e 2010. Esse é um recorde que preferimos não igualar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário