segunda-feira, 20 de maio de 2013

Já temos o time-base da Copa do Mundo?


Em 2011, quando Mano Menezes divulgou a lista de convocados para a Copa América, publiquei uma análise que mostrava que menos da metade dos jogadoreschamados para o torneio continental costumam participar da Copa do Mundoseguinte.

Agora, chegamos à Copa das Confederações, e a imprensa, além de exagerar vergonhosamente a importância do torneio, trata a lista divulgada por Felipão como uma prévia dos convocados para o Mundial. Será que há motivos para isso?

Desde a criação da Copa das Confederações, esta é a 5ª vez que o torneio é realizado no ano anterior à Copa do Mundo. Comparando as listas de convocados para as duas competições, vejamos o quanto elas se parecem:

1997 x 1998 = 15 jogadores repetidos
2001 x 2002 = 4 jogadores repetidos
2005 x 2006 = 14 jogadores repetidos
2009 x 2010 = 18 jogadores repetidos

Tirando o caso de 2001 – quando Emerson Leão convocou assumidamente um “time B” para a disputa da Copa das Confederações –, vemos que em torno de 2/3 dos jogadores convocados para o torneio também são chamados para a Copa do Mundo. Ou seja, tirando contusões e uma ou outra alteração de última hora, realmente dá para dizer que a lista divulgada por Felipão na última semana será bem parecida com aquela que realmente importa, no ano que vem.

Aliás, a lista da Copa das Confederações deve ser muito mais parecida com a da próxima Copa do Mundo do que com a da última Copa América. Em comparação com os jogadores chamados por Mano Menezes para o torneio de 2011, Felipão manteve apenas 9 nomes. E, pela quarta vez nas últimas sete edições, o técnico que dirigirá o Brasil no Mundial não será o mesmo que esteve no torneio continental três anos antes.

Um comentário:

  1. Copa das Confederações pra mim é quase um torneio amistoso. Só quem é de algum país participante sabe que o torneio está ocorrendo...
    Quanto à convocação, devido à proximidade é natural que pouco mude mesmo até a copa, salvo alguma contusão ou alguma grande revelação...

    ResponderExcluir