quinta-feira, 23 de maio de 2013

A última de Sir Alex Ferguson


Dia 19 de maio de 2013 ficará marcado como a última partida do lendário AlexFergusonno comando do Manchester United. Além das previsíveis homenagens, a despedida contra o West Bromwich Albion mostrou que, mesmo após 1.500 jogos à frente de uma equipe, algo novo ainda pode acontecer.

A última partida da carreira de Ferguson terminou com o impressionante placar de 5 a 5, resultado que nunca havia acontecido nos outros 1.499 encontros sob o comando do treinador. Aliás, o placar também iguala o recorde de gols marcados em um jogo de Sir Alex: 10.

Já que estamos falando dos resultados de Ferguson à frente do Manchester United, vejamos todos os placares que aconteceram em partidas do treinador nos Red Devils:


Gols do adversário
Gols do Manchester

0
1
2
3
4
5
6
0
X
X
X
X
X
X

1
X
X
X
X
X
X
X
2
X
X
X
X



3
X
X
X
X
X

X
4
X
X
X
X
X
X

5
X
X
X
X

X

6
X
X
X
X



7
X
X





8

X
X




9
X







Vê-se que, ao longo de 27 anos, Ferguson experimentou todas as combinações possíveis com até 3 gols para cada lado e todos os placares com até 5 gols no total. Também viu todas as combinações de vitórias (ou empates) com até 7 gols. Os placares mais “simples” que Ferguson nunca testemunhou foram 2 a 4 e 0 a 6 – no caso de vitórias, nunca teve 8 a 0.

Em (quase) 27 anos, a mais elástica vitória de Ferguson foi um 9 a 0, e o técnico nunca viu seu time perder por mais de 5 gols de diferença (perdeu por 0 a 5 e 1 e 6). E, como já foi dito, nunca esteve em uma partida com mais de 10 gols (5 a 5 e 8 a 2 foram os recordes; curiosamente, ambos os placares aconteceram nas últimas duas temporadas).
Isso tudo é mera curiosidade, claro, mas não deixa de ser mais um dado que reflete a extrema longevidade do treinador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário