quinta-feira, 26 de abril de 2012

Times com mais títulos “importantes” no futebol brasileiro

Como visto no último texto, os torneios regionais e, principalmente, os estaduais distorcem a lista de clubes com mais conquistas no Brasil. Para eliminar esse problema, podemos recorrer a uma ponderação subjetiva da importância dos títulos ou, então, contar apenas os títulos de nível nacional e internacional.

Por esse critério (ou seja, eliminando as colunas “H” e “I” do rankinganterior), o ranking dos clubes com mais títulos ficaria assim (os dados são do início de 2012):

Pos.
Time
Títulos
1
São Paulo
16
2
Santos
15
3
Palmeiras
11
3
Flamengo
11
3
Cruzeiro
11
6
Internacional
10
6
Grêmio
10
8
Corinthians
9
9
Vasco
7
10
Fluminense
4
11
Atlético-MG
3
11
Botafogo
3
13
Bahia
2
13
Sport
2
15
Coritiba
1
15
Atlético-PR
1
15
Criciúma
1
15
Guarani
1
15
Juventude
1
15
Paulista
1
15
Santo André
1

Aqui, já temos uma lista que reflete bem melhor a “força” histórica dos clubes. Para quem quer evitar a subjetividade, a soma simples dos títulos nacionais e internacionais serve como um bom ranking (embora eu ainda prefira a lista em que as conquistas são ponderadas por sua importância).

Seja qual for o critério, estes rankings de títulos só são uma boa medida para os times “grandes”. No caso de clubes com poucas ou nenhuma conquista, o ranking histórico do Brasileirão dá uma dimensão muito melhor da importância histórica de cada equipe.

16 comentários:

  1. Legal essa. Apesar de ter que contar obrigatoriamente com uma subjetividade implícita, também prefiro o ponderado. Para todos os casos, a única Taça que questiono considerar como título é a da Recopa, que foi copiada das Supercopas europeias (e nacionais na Europa). Lá no velho continente, na prática, essas taças nada mais são do que, em cada caso, uma festividade de abertura da temporada. Vale Taça? Sim, claro, mas o Teresa Herrera e afins também valem (bem mais bonitas até)...

    ResponderExcluir
  2. Sao Paulo é foda.....

    ResponderExcluir
  3. Putz curintia la longe

    ResponderExcluir
  4. isso e tudo mentira o corinthians era pra tar pelo menos em 3° lugar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se não acredita, vai pesquisar...

      Excluir
    2. não é falando mal mas corinthias é time mediano.,de segunda divisão como nosso amigo respondeu acima ''se não acredita ,vai pesquisar.''

      Excluir
  5. Marcelo Dorneles Coelho26 de julho de 2012 às 21:00

    Olá, meu caro. Escrevo em http://www.gol-de-letras.blogspot.com . Também sou jornalista, e ex-conselheiro do Internacional. Postei uma série de textos discutindo a problemática dos rankings brasileiros de futebol. Na verdade, concordo que não cabe misturar alhos com bugalhos, ou seja, os estaduais com as conquistas realmente relevantes. Não há dúvidas de que por critérios justos, S. Paulo, Santos e Palmeiras estão à frente dos outros clubes, mas os problemas surgem do quarto lugar em diante, quando as coisas se alteram de acordo com os parâmetros adotados. Enfim, é uma discussão boa se realizada com racionalidade e o mínimo de paixão, apenas a dose inevitável, quando se trata do mais popular esporte do mundo. Por exemplo, apesar de levar em conta os vices, não posso igualar o que o meu Colorado alcançou em 1987, com aproveitamento muito ruim, só chegando ao segundo lugar na competição nacional pela fórmula da Copa União, com o que o Atlético-MG protagonizou dez anos antes, quando fez uma campanha extraordinária no Campeonato Brasileiro. Por outro lado, uma conquista como o Torneio Heleno Nunes, em 1984, que tornou o Inter Time-Base da Seleção Brasileira nas Olimpíadas de 1984, penso que merece ser valorizada. Enfim, congratulações pela abordagem da questão que dá, como se dizia antigamente "pano para manga".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rainha do pele quem vive de passado e museu matuzalem kkkk

      Excluir
  6. Marcelo Dorneles Coelho26 de julho de 2012 às 21:04

    Apenas lembrando: O Internacional faturou o Torneio Heleno Nunes em 1984, e em seguida nas Olimpíadas foi base de uma seleção que conquistou naquele ano a inédita medalha de prata para o Brasil. No fim do comentário anterior, faltou uma vírgula: "questão que dá, como se dizia antigamente, 'pano para manga' ".

    ResponderExcluir
  7. kkkkk o corinthians não tem um título bom.. GANHARAM A LIBERTADORES AGORA E JÁ TÃO SE ACHANDO, AAH SAI DESSA..
    SÃO PAULO TEM 3 MUNDIAIS, SANTOS TEM 2, SEM CONTAR QUE ELES SÃO OS MAIORES VENCENDORES DA LIBERTADORES DO BRASIL !

    ResponderExcluir
  8. olhe lá no google todos os títulos do Santos e todos do São Paulo, ai você vai ver se eles não tem que ficar lá na ponta.

    ResponderExcluir
  9. era pra ser os 3 colokados por ordem alfabetica só pq é de são paulo o palmeiras vai ficar na frente do cruzeiro uuuuuu bando de mafiosos

    ResponderExcluir
  10. O peixeeeee algun dia chega lah

    ResponderExcluir
  11. eeeeeeeeee FLAMENGO em 3 lugar tha ótimo!!! esperamos o 1 lugar...

    ResponderExcluir
  12. Atlético Mineiro 3 Titulos kkkkkkkkk' ainda diz ser o maior de Minas

    ResponderExcluir
  13. Palmeiras oito títulos brasileiros e aí vai incarar

    ResponderExcluir