Chegou a hora de
apresentar uma lista muito interessante, mas inegavelmente polêmica: o ranking
de títulos do futebol brasileiro. Diferentemente do ranking do Brasileirão,
esta classificação considera todas as competições nacionais, mas conta, apenas,
os títulos conquistados.
Como já abordado
em outro texto, este ranking é inevitavelmente polêmico por causa da
ponderação que se faz necessária entre os títulos – afinal, ser campeão da
Libertadores não pode ter o mesmo peso que ganhar um Estadual. Cada um tem sua
opinião sobre como distribuir os pontos, e não há como fazê-lo de modo
objetivo. Para este ranking, foi usada a seguinte pontuação:
Torneio
|
Pontos
|
Campeonato Brasileiro (A)
|
25
|
Robertão e Taça Brasil (B)
|
25
|
Copa do Brasil (C)
|
15
|
Libertadores (D)
|
35
|
Mundial de Clubes / Copa
Intercontinental (E)
|
30
|
Supercopa / Conmebol / Mercosul
/
Sul-Americana (F) |
15
|
Recopa Sul-Americana (G)
|
2
|
Campeonatos estaduais (H)
|
1 a 7
|
Campeonatos regionais (I)
|
1 a 7
|
*Não incluí na
conta os “Supercampeonatos” estaduais de 2002, nem torneios regionais ou
internacionais de caráter amistoso ou que duraram poucos anos
No caso do
Brasil, este ranking é ainda mais polêmico por causa dos campeonatos estaduais.
Não seria justo, por exemplo, que um título do Paulista ou do Carioca tivesse o
mesmo valor que ser campeão no Acre ou no Tocantins. Para resolver isso de
maneira relativamente objetiva, elaborei uma escala, com base nos títulos
nacionais e internacionais conquistados pelas equipes de cada Estado:
Total de títulos (letras A até
F)
|
Pontos
|
Estados
|
Zero
|
1
|
AC, AL, AM, AP, CE, DF, ES, GO,
MA, MS, MT, PA, PB, PI, RN, RO, RR, SE e TO |
1 a 6
|
2
|
Paraná, Bahia, Pernambuco e
Santa Catarina |
7 a 12
|
3
|
-
|
13 a 18
|
4
|
Rio Grande do Sul e Minas Gerais
|
19 a 24
|
5
|
-
|
25 a 30
|
6
|
Rio de Janeiro
|
Mais de 30
|
7
|
São Paulo
|
*Campeões do
antigo Campeonato Fluminense (quando a cidade do Rio de Janeiro ficava em um
Estado diferente) ganham 1 ponto
Para definir a
pontuação dos campeonatos regionais, partiu-se da mesma base, com um critério
simples: o regional tem o mesmo valor do campeonato estadual de maior pontuação
entre os que o integram. Assim, chegamos à seguinte tabela:
Torneio
|
Pontos
|
Rio-São Paulo
|
7
|
Copa Sul-Minas
|
4
|
Campeonato do Nordeste
|
2
|
Copa Centro-Oeste*
|
1
|
Copa Norte
|
1
|
*Em 1999, o
torneio contou com times mineiros e, por isso, valeu 4 pontos nesse ano
A partir desses
critérios, com dados do ínicio de 2012 (a lista atualizada você encontra aqui), chegamos à conclusão que os times com mais conquistas em sua
história no Brasil são (apresento os 30 primeiros, mais os outros times da
Série A-2012):
Pos.
|
Time
|
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
F
|
G
|
H
|
I
|
Total
|
1
|
Santos
|
2
|
6
|
1
|
3
|
2
|
1
|
19
|
5
|
563
|
|
2
|
São Paulo
|
6
|
3
|
3
|
2
|
2
|
21
|
1
|
533
|
||
3
|
Flamengo
|
6
|
2
|
1
|
1 |
1
|
32
|
1
|
459
|
||
4
|
Palmeiras
|
4
|
4 |
1
|
1
|
1
|
22
|
5
|
454
|
||
5
|
Corinthians
|
5
|
3
|
1
|
26
|
5
|
417
|
||||
6
|
Internacional
|
3
|
1
|
2
|
1
|
1
|
2
|
40
|
369
|
||
7
|
Cruzeiro
|
1
|
1
|
4
|
2
|
2
|
1
|
36
|
3
|
368
|
|
8
|
Grêmio
|
2
|
4
|
2
|
1
|
1
|
36
|
356
|
|||
9
|
Vasco
|
4
|
1
|
1
|
1
|
22
|
3
|
318
|
|||
10
|
Fluminense
|
2
|
1
|
1
|
30
|
2
|
284
|
||||
11
|
Atlético-MG
|
1
|
2
|
40
|
215
|
||||||
12
|
Botafogo
|
1
|
1
|
1
|
19
|
4
|
207
|
||||
13
|
Bahia
|
1
|
1
|
43
|
2
|
140
|
|||||
14
|
Sport
|
1
|
1
|
39
|
2
|
122
|
|||||
15
|
Coritiba
|
1
|
35
|
95
|
|||||||
16
|
Atlético-PR
|
1
|
21
|
67
|
|||||||
17
|
América-MG
|
15
|
1
|
64
|
|||||||
18
|
Vitória-BA
|
26
|
3
|
58
|
|||||||
19
|
ABC
|
52
|
52
|
||||||||
20
|
Santa Cruz
|
25
|
50
|
||||||||
21
|
Paysandu
|
44
|
1
|
45
|
|||||||
22
|
Remo
|
42
|
42
|
||||||||
22
|
Náutico
|
21
|
42
|
||||||||
22
|
América-RJ
|
7
|
42
|
||||||||
25
|
Nacional-AM
|
40
|
40
|
||||||||
25
|
Ceará
|
40
|
40
|
||||||||
27
|
Fortaleza
|
39
|
39
|
||||||||
28
|
CSA
|
37
|
37
|
||||||||
29
|
Rio Branco-ES
|
36
|
36
|
||||||||
30
|
Portuguesa-SP
|
3
|
2
|
35
|
|||||||
35
|
Figueirense
|
15
|
30
|
||||||||
77
|
Atlético-GO
|
12
|
12
|
||||||||
388
|
Ponte Preta
|
0
|
No ano de seu
centenário, o Santos aparece em 1º lugar do ranking. Levando em conta a galeria
de troféus do Peixe, a colocação é justa. No entanto, sua vantagem sobre o São
Paulo é apertada: bastaria o Tricolor ganhar o Brasileiro e mais um título neste
ano (desde que o Santos passe em branco) para assumir a liderança.
Aliás, a briga
pelo topo é polêmica: se a Taça Brasil tivesse o mesmo valor da Copa do Brasil,
como muitos defendem, o Santos perderia 50 pontos e cairia para o 2º lugar.
Entre os grandes,
há outras brigas muitíssimo parelhas: apenas 5 pontos separam Palmeiras e Flamengo; já entre o Internacional, em 6º, e
o Cruzeiro, 7º, a diferença é de apenas 1 ponto.
Outra polêmica:
terá sido justa a decisão de fazer o Campeonato Paulista valer mais que o
Carioca? A resposta é: pouco importa. Se o Estadual do Rio valesse 7 pontos, as
únicas mudanças seriam que o Flamengo passaria o Palmeiras (o que pode
acontecer neste ano, de qualquer forma) e o Botafogo superaria o Atlético-MG (e
o América-RJ passaria para 21º).
Vale notar, por
último, o incrível caso da Ponte Preta: trata-se de um time de razoável
tradição, que já fez boas campanhas tanto no Estadual (foi 5 vezes
vice-campeão) quanto no Nacional (é o 21º no ranking do Brasileirão), mas
conseguiu a proeza de não ter nenhum título “de verdade” em sua sala de troféus
(os mais importantes são os de “Campeão Paulista do Interior”, em 2009, e da
Taça São Paulo de Futebol Júnior, em 1981 e 1982).
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirInteressante os critérios. Mesmo que os pesos de cada conquista sejam alterados, acredito que a classificação não mudará muito. Especial detalhe que o São Paulo é trinta ano mais jovem que os outros times que despontam na tabela.
Excluir30 anos não.. 25 anos mais novo que o Corinthians (que é o mais velho dos 4) mas não se esqueça: o spfc faliu e trocou de nome 3x. E naquela época não tinha brasileiro, copa do brasil, robertão, libertadores e blablabla... e só ganhou duas libertadores quando ainda NINGUÉM dava valor. Simples assim
ExcluirAgora sim... Mais polêmicas à vista: Flamengo com 6 brasileirões (não me venha que também é Campeão. Fugiu covardemente...). Se o Mundial do Corinthians valeu, porque não a Copa Rio de 1951 (sim, o Corinthians foi convidado e o representante da Libertadores ganhou a competição dois anos antes. Tanto que a "Copa Garota da laje" não foi séria, que a FIFA levou 5 anos para realizar outra...) E como a injustiça funciona: O Fluminense ganhou a Série C em 1999, em 2000 foi convidado para a Copa João Havelange (não deveria, só participou por não ser Brasileirão, apenas equivale a um) e em 2001 tava lá, sem passar pela Bezona... aliás, o tricolor do Rio nos deve a B de 1997 (participou da A com virada de Mesa e a que seria realizada em 2000)
ResponderExcluirSó o Fluminense deve a Segundona??!!
ExcluirPq não mencionou a Copa Rio de 1952 conquistada pelo Flu?
Está com dor de cotovelo???
O Corinthians não foi convidado... foi com a vaga de campeão do país sede, pois foi o campeão brasileiro de 98 (e também 99). O kashima reysol enfrentou o santos em 2011 com esta vaga... e o raja casablanca foi vice campeão mundial em 2013 com esta vaga. Acho bom você ler os regulamentos dos torneios antes de dizer bobagem... vá por exemplo ao wikipédia. E não se esqueça: foi um campeonato OFICIAL organizado pela FIFA. Só tinha campeão, mesmo que de uma edição atrás (a fifa não tinha conseguido abertura de calendário em 99 e jogou para janeiro de 2000). Agora o pseudo mundial do fluminense nada mais foi do que um torneio amistoso não-oficial. Nenhum time era campeão de nada, apenas grandes times com um time do rio de janeiro. Apenas isto. Se for assim, o SPFC seria TETRA campeão mundial e o CORINTHIANS TRI campeão mundial, por terem vencido a "pequena taça do mundo de Caracas" onde jogaram os melhores times da época, porém, torneios amistosos não-oficiais. E por fim: nem a seleção brasileira de futsal é hexacampeã mundial pois as duas primeiras copas do mundo foram organizadas pela FIFUSA e não pela FIFA. Então paguem a série B (2x)
ExcluirAh sim. Já ia me esquecendo: a pontuação correta de 2000 (considerado a JH como Brasileiro) deveria ter ido ao São Caetanopor causa da tragédia em São Januário: "... Segundo o regulamento da competição, se a torcida de um time fosse responsável pela interrupção de uma partida, o time seria punido com a perda do jogo, indo os pontos para a equipe adversária, o que faria do São Caetano campeão da Copa João Havelange..." Mas era time pequeno, queriam ajudar o Vasco e refizeram a "final"...
ResponderExcluirTomaz, ótima análise. Mas eu acho que a elaboração de um ranking nacional considerando competições restritas (estaduais e regionais) inviável. Claro, é possível fazer tentativas, como esta apresentada, mas o que dificulta é uma variável não considerada: O número de times que efetivamente disputam os títulos em cada Estado. Isso fica mais evidente quanto mais se desce no ranking. Agora não tem nada de bairrismo, vou citar Santa Catarina por ser um exemplo evidente: Aqui temos vários times que disputam o título do estadual (Figueirense, Joinville, Criciúma, Avaí e, agora, Chapecoense, além dos finados América e Metropol - são 23 vencedores distintos em 86 edições). Assim, os títulos se "espalham" mais, o que prejudica todos os clubes em comparação com qualquer outro Estado. Aliás, essa "diluição" de títulos em diferentes campeonatos pode ser tema para outra análise futura aqui, fica a sugestão. Ela pode ser importante até se quiser fazer um ranking mais ambicioso como qualquer um continental.
ResponderExcluirEsta estatística não pode ser séria!!!
ResponderExcluirQuem disse que o São Paulo tem 4 títulos brasileiros? São 6
A Copa Rio (mundial de Clubes) foi um torneio oficial da antiga CBD (Atual CBF), com a chancela da FIFA. O Palmeiras foi o campeão em 1951, o Fluminense em 1952 e em 1953 (com o nome de Copa Rivadávia) o Vasco foi campeão...
sinto muito, foi campeonato amistoso não-oficial... a imprensa carioca e brasileira que disse "campeão do mundo"... então todo ano que o bayern faz o torneio de inicio de temporada, quem ganhar vai dizer que é campeão do mundo? hahahaha
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOps! Falha minha! É claro que são 6 títulos brasileiros para o São Paulo! Mas o erro foi só na digitação da tabela - o total de pontos do Tricolor está correto.
ResponderExcluirSobre a questão da Copa Rio: ninguém, fora do Brasil, considera esse torneio como um "campeonato mundial". Do mesmo jeito, houve dezenas de "mundiais" disputados ao redor do mundo nos anos 40/50/60 que a gente nunca ouviu falar aqui.
Para ter valor de título mundial, tem que ter reconhecimento mundial. E isso só acontece com a Copa Intercontinental e o Mundial da Fifa - e isso inclui a edição de 2000, apesar da maneira tosca como foi realizada.
Mas, como disse no post, ranking de títulos no Brasil é uma coisa polêmica; cada um tem seu critério, sua opinião...
De forma geral seu ranking está bacana, principalmente pelo critério escolhido para pontuar os estaduais. Também merece elogio a pontuação idêntica dada aos Barsileiros pós-1971 e pré-1971. Nada mais justo terem o mesmo peso, já que, além da unificação oficial por parte da CBF, realmente, como fica comprovado ao se ler o Dossiê da Unificação dos Títulos Brasileiros (Odir Cunha e José Carlos Peres), toda a imprensa e os jogadores da época consideravam Taça Brasil e taça Robertão como o campeonato brasileiro, para nem falar que era o único torneio que classificava para a Libertadores. Duas ressalvas importantes para seu ranking: o Mundial não pode valer menos que a Libertadores, é evidente. Segundo, Copa Mercosul deveria ser excluída do ranking por ser competição exclusivamente de times convidados, sem critério técnico, além de ser um torneio que durou muito pouco tempo para ser considerado relevante.
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirSobre a pontuação do Mundial, fiz ela menor que a da Libertadores por se tratar de um torneio de apenas 1 jogo (ou 2). Apesar da importância simbólica, acho injusto dar mais pontos para uma competição tão curta. Além disso, quem ganha o Mundial também venceu a Libertadores no mesmo ano (com exceção do Corinthians). Somando as pontuações dos 2 títulos, estes acabam ganhando um peso exagerado no ranking.
Com relação à Mercosul, o torneio entrou no ranking por ocupar o mesmo "espaço" no futebol sul-americano que a Supercopa e a Sul-Americana ("torneio internacional de nível técnico mais fraco disputado no 2º semestre"). No fundo, pode-se considerar que os 3 torneios são o mesmo, com mudança apenas de nome e de critérios.
Mesmo assim, ressalto que tudo isso é questão de opinião. Esse é o ponto fraco deste ranking...
O SANTOS TEM UMA RECOPA SULAMERICANA E UMA MUNDIAL , NÃO CONTA ...
ResponderExcluirOlá!
ExcluirOs títulos que o Santos ganhou foram a "Supercopa Sulamericana dos Campeões Continentais" e a "Recopa dos Campeões Intercontinentais". Eles não têm relação com a atual Supercopa. Como esses torneios só tiveram 2 edições, eles não contam para o ranking.
O Rio-São Paulo não deveria valer mais que o Paulista? E a Copa do Brasil não está valendo pouco (15 pontos)? Você tem essa lista atualizada com a Libertadores do Corinthians e a Copa do Brasil do Palmeiras?
ResponderExcluirNo mais, muito bom o trabalho!
Leandro
Oi, Leandro!
ExcluirÉ aí que entra a subjetividade do ranking... Na minha opinião, o Rio-SP vale igual que o Paulista porque, se por um lado é um pouco mais difícil, por outro, tem menos tradição. E a Copa do Brasil valendo 60% do Campeonato Brasileiro me parece adequado. Mas isso é questão de opinião...
Sobre a atualização do ranking, contando os títulos de 2012, as primeiras colocações ficariam:
1. Santos = 570
2. São Paulo = 533
3. Palmeiras = 469
4. Flamengo = 453
5. Corinthians = 452
6. Internacional = 373
7. Cruzeiro = 368
8. Grêmio = 356
9. Vasco = 318
10. Fluminense = 290
Olá, Tomaz!
ResponderExcluirÓtimo trabalho!
Penso que traduz a realidade da importância dos títulos conquistados. Qualquer pesagem diferente não vai alterar de forma significativa o ranking final.
Só faria uma mudança....diminuir para 20 em vez de 25 o peso das Taças Brasil e dos Robertões. Concordo que são títulos brasileiros porém dar o mesmo peso é um pouco injusto porque os times que ganharam esses títulos disputaram apenas 5 ou 6 partidas. O brasileiro a partir de 71 sempre exigiu não menos do que 30 partidas para o título.
De qualquer maneira acaba entrando naquela velha história da subjetividade. Porém a subjetividade tem um limite e esse seu ranking mostrou isso.
Abraços!!!
Diego Andrade
Flamengo tem 32 títulos estaduais e não 31 como foi computado. abraço
ResponderExcluirOps, falha minha!
ExcluirJá corrigi a informação.
Interessante o seu ranking, mas gostaria de fazer algumas considerações:
ResponderExcluirveja esse link do site da fifa, lá eles igualam a copa rio 51 e 52 as taças toyotas
http://www.fifa.com/aboutfifa/organisation/news/newsid=660747/
se vale a taça toyota(intercontinental)tem que valer as duas copas rios, a de 1953 não (mudou nome, formato, critérios e não teve chancela da fifa).
Aproveita para atualizar a pontuação com os títulos já conquistados esse ano.
O flamengo não deveria ter 6 títulos brasileiros, oficialmente são 5. As taça brasil e robertão são oficialmente brasileiros e nem deveriam estar separados da coluna brasileirão.
Acho que a taça nordeste poderia valer 3 pontos e o carioca ser igual à SP.
As taças da letra F deveriam valer no máximo 10 pontos e acho que a libertadores deveria valer pelo menos 40 pontos.
Olá, Marcelo,
ExcluirSuas considerações têm lógica, mas você mesmo já deve ter percebido que a chancela "oficial" não é o único critério usado para definir quais títulos computar.
A Copa das Confederações foi equiparada ao Mundial da Fifa porque a maioria das publicações internacionais vê esse torneio como um mundial - coisa que não acontece com a Copa Rio, que só tem esse status aqui no Brasil (e, mesmo assim, para uma minoria).
A Copa União foi disputada como Brasileiro, festejada como Brasileiro e até hoje é considerada um título brasileiro pela maior parte da imprensa. Não é só porque a CBF, por motivos políticos, não reconhece o título que vou deixar de contá-lo. Até porque a CBF às vezes "muda de ideia" depois de um tempo - como foi o caso da tal "unificação", que a confederação decidiu aceitar depois de 40 anos afirmando categoricamente que eram competições diferentes...
muito boa sua analise só não concordo com a taça robertão valer tanto mais e o guarani nem tá na lista é campeão brasileiro.
ResponderExcluirOlá!
ExcluirO Robertão tem a mesma pontuação do Brasileiro para evitar polêmicas com relação à "unificação" dos dois títulos feita pela CBF.
Sobre o Guarani, o clube aparece na 42ª posição, com 25 pontos. É bom lembrar que o título do Brasileiro de 1978 é o único na história do Bugre.
O ranking parece bem lógico na estrutura mas acho que o Mundial de Clubes (a partir de 2000) deveria valer mais que a Copa Intercontinental, haja visto que o Mundial conta com 8 times na disputa e vários jogos, enquanto a Intercontinental é somente um jogo. E mais, quando o Corinthians ganhou vieram 2 times da Europa, dificultando ainda mais o torneio, mas isso não precisa ter peso. Dica: Mundial de Clubes (30 pontos) e Intercontinental (25 pontos).
ResponderExcluirOlá, Gil,
ExcluirSua sugestão faz sentido, mas há um problema: em geral, os títulos do Mundial e da Intercontinental são contados juntos (por exemplo, é dito que o São Paulo tem 3 títulos mundiais, não 2+1). Por isso, ficaria incoerente dar pesos diferentes aos dois torneios.
Já comentei em outro lugar. Os estaduais até 1960 eram as competições mais importantes do país. Deveria ter peso de nacional ou algo próximo disso.
ResponderExcluirE a Taça Brasil, disputada em 6 jogos tem o mesmo peso de um brasileiro disputado com 38. Deveriam ter 5 pontos a menos.
Criciúma
ResponderExcluir1 CB = 15
9 Estaduais = 9x2 = 18
Total = 33.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirSó deve considerar campeonatos oficiais, em 87 o sport é o campeão brasileiro e a copa intercontinental era amistoso, não deve ser considerado também. Não oficiais abre espaço para reclamações como o mundial do palmeiras em 52.
ResponderExcluirAtualiza ae...timão ganhou libertadores e mundial, passando o fla e o porco!
ResponderExcluirAbs
O ranking atualizado está neste link:
Excluirhttp://futrankings.blogspot.com.br/2012/12/ranking-historico-do-futebol-brasileiro.html
Achei justíssimo o ranking. Confesso que sempre que pensei em um ranking imaginava essa ordem: Santos, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Corinthians e Inter.. nunca pensei em pontos, mas pela relevância dos títulos conquistados é bem isso mesmo. Sou torcedor do verdão. Abraços e Parabéns pela imparcialidade.
ResponderExcluiresse ranking tá de brincadeira ...... deixa Sampaio Corrêa atrás de clubes q nunca conquistaram competições nacionais ....... 1 brasileiro série b, 1 brasileiro c, 1 regional, 29 estaduais ........ sem contar o estadual do inicio de 2012 e o brasileiro serie d q conquistamos final de 2012 .......
ResponderExcluiresse critério é muito ruim .... pois desconsidera os brasileiros serie b, c e d .......
Realmente, não considerar títulos da Série B, C e D é uma questão de critério (e, portanto, subjetiva). Mas pense que, se passasse a incluir esses troféus, esta lista ficaria gigantesca - e cheia de times insignificantes -, já que também teria que considerar as divisões inferiores dos Estaduais, entre outros torneios.
ExcluirAlém disso, não acho mesmo justo incluir na lista troféus das Séries B, C e D. Com esses títulos, times "ioiô" ficariam com sua galeria inflada, enquanto equipes mais importantes, que nunca foram rebaixadas, não ganham nada.
Ah, sobre o Estadual de 2012, ele aparece na versão mais atualizada do ranking, neste endereço: http://futrankings.blogspot.com.br/2012/12/ranking-historico-do-futebol-brasileiro.html
Se a Copa do Brasil vale 15pts cade o Juventude ai?
ResponderExcluirOi, André,
ExcluirO Juventude tem um total de 19 pontos e aparece em 51º no ranking. Como eu só publiquei os 30 primeiros colocados, ele acabou não aparecendo na lista.
Ótimo trabalho.
ResponderExcluirQuando sai atualização 2017?