sexta-feira, 13 de maio de 2011

O recorde do Coritiba

Nesta quarta-feira, o Coritiba foi derrotado pelo Palmeiras na Copa do Brasil. Com esse resultado, chegou ao fim a série de 24 vitórias consecutivas do Coxa – um recorde no futebol brasileiro.

Como de praxe, foi feita grande festa pelo feito da equipe paranaense. Os mais afobados já colocam até o Coritiba entre os candidatos ao título do Brasileirão. A empolgação (por parte dos torcedores, não dos “analistas”) é compreensível, mas uma olhada mais atenta à lista de vitórias do Coxa ajuda a relativizar bastante o poderio da equipe:

Placar
Adversário
Divisão do adversário no Brasileiro
5x0
Iraty
-
4x1
Rio Branco-PR
-
2x1
Corinthians-PR
-
3x0
Roma
-
1x0
Ypiranga-RS
-
4x2
Atlético-PR
2x0
Ypiranga-RS
-
2x1
Cianorte
-
3x2
Operário
-
3x0
Paranavaí
-
4x2
Paraná
2x1
Atlético-GO
3x0
Cascavel
-
2x0
Arapongas
-
4x2
Iraty
-
3x1
Atlético-GO
6x2
Rio Branco-PR
-
1x0
Corinthians-PR
-
4x0
Caxias
4x1
Roma
-
3x0
Atlético-PR
1x0
Caxias
2x0
Cianorte
-
6x0
Palmeiras

Analisando a lista, o que vemos são 5 boas vitórias contra outros times da Série A do Brasileirão, 1 vitória contra uma equipe da Série B (Paraná) e 2 triunfos contra um adversário da Série C (Caxias). As outras 16 vitórias aconteceram contra times que disputarão a quarta divisão do Brasileirão – na maioria dos casos, nem isso. Ou seja, em 19 dos 24 jogos pode-se dizer que a vitória nada mais era que “obrigação”. 

Não quero, aqui, desmerecer o feito do Coritiba. Independentemente da qualidade dos adversários, manter a regularidade e evitar tropeços em um período de tempo tão longo é mesmo difícil. É importante, no entanto, saber encarar o feito pelo que ele é: um recorde estatístico, que mostra regularidade e foco, principalmente contra adversários mais fracos. Devido ao nível baixíssimo da maioria dos oponentes batidos, não dá para fazer nenhum julgamento sobre a qualidade do time do Coxa, por mais longa e brilhante que possa ser a série de resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário