quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ranking de equilíbrio histórico

Em um post anterior, apresentei um ranking dos campeonatos mais equilibrados do mundo. Agora, introduzo um novo tipo de ranking, que também aponta equilíbrio, mas, em vez de abordar apenas uma temporada, mostra como se dá a divisão de forças considerando todas as edições de cada torneio nacional.

Este novo ranking foi criado com base no Índice de Herfindahl, que é usado para medir a concentração de um determinado setor da economia (órgãos de proteção à concorrência o usam para definir se há risco de monopólio). Nos negócios, usa-se como parâmetro a renda de casa empresa do setor; no futebol, tomo como base o número de títulos de cada clube.

A conta não é complicada. É só pegar o número de títulos de cada clube, dividir pelo total de títulos da competição e elevar ao quadrado. Somam-se os resultados e calcula-se o inverso (1/x). Para uma explicação mais detalhada, clique aqui.

E o que quer dizer esse número? Um resultado de 5,00, por exemplo, indica que o torneio em questão tem equilíbrio equivalente ao de um campeonato em que todos os títulos foram divididos igualmente entre 5 equipes. Neste ranking, o resultado mínimo possível é 1,00 (ou seja, um time ganhou todos os títulos) e o máximo é o número total de temporadas disputadas (ou seja, cada ano teve um campeão diferente).

Aí vai o ranking de equilíbrio histórico dos 15 campeonatos nacionais mais importantes (o critério de escolha dos torneios foi subjetivo):

Pos.
Torneio
Índice
1
México
15,7
2
Alemanha*
11,7
3
Inglaterra
11,3
4
Brasil**
11,2
5
França
11,1
6
Argentina
10,0
7
Bélgica
7,7
8
Holanda
7,6
9
Itália
7,0
10
Espanha
4,0
11
Turquia
3,7
12
Portugal
3,5
13
Rússia***
3,5
14
Grécia
2,9
15
Escócia
2,8
*Inclui a Alemanha Ocidental, mas não a Oriental
**Inclui a a Taça Brasil e o Robertão
***Só o período pós-União Soviética

O primeiro lugar do México na tabela é mais que justificado. O maior campeão do país tem só 15 títulos (ou seja, 12% das 125 edições), há 15 times com 3 títulos ou mais e um total de 29 campeões diferentes!

A surpresa, talvez, seja a Alemanha aparecer em segundo lugar. Afinal, o campeonato é dominado pelo Bayern, não é? Olhando a lista de campeões, no entanto, percebe-se que o domínio dos bávaros é relativamente recente e que eles têm só 22,4% do total de títulos. Ao todo, foram 29 campeões diferentes e 12 times com pelo menos 3 conquistas. Ou seja, ao longo de toda a história, o Alemão é, sim, bem distribuído – mas o índice tende a cair, se o domínio do Bayern se estender pelas próximas décadas.

Em seguida, Inglaterra, Brasil e França aparecem quase empatados. Aqui, nenhuma surpresa: são três campeonatos considerados historicamente equilibrados.

No pé da tabela, também são poucas surpresas. O Escocês (Rangers e Celtic), o Grego (Olympiacos e Panathinaikos) e o Português (Porto, Sporting e Benfica) estão entre os mais concentrados. Menos óbvia é a presença da Rússia no meio desses campeonatos. Mas, de fato, a concentração do período pós-soviético é grande, com o Spartak Moscou ganhando 47,4% dos títulos e só outras 5 equipes sendo campeãs.

Vale nota, também, a posição da Espanha em 10º lugar, com índice de apenas 4,0, bem perto dos campeonatos menos equilibrados. É o único torneio forte com índice inferior a 7,0. Mostra de que o duopólio Real Madrid/Barcelona se aproxima muito daquilo que se vê em campeonatos “Mickey Mouse”, como o Escocês, o Grego, etc, que só têm 2 ou 3 times fortes de verdade.

Mas quais são os campeonatos nacionais mais concentrados e mais distribuídos do mundo, considerando todos os países? Fiz o teste em 77 torneios nacionais e apresentarei os resultados no próximo post.

5 comentários:

  1. Tomaz,

    Quais suas prinicipais fontes de dados para a elaboração dos rankings ?
    Gosto de produzir algumas estatísticas sobre futebol mas não conheço muitas fontes.

    ResponderExcluir
  2. Tomaz,

    Como ficaria o cálculo pro Campeonato Brasileiro sem a Taça Brasil (ou seja, só com aqueles que, na minha opinião, seriam os campeonatos brasileiros "de verdade")? Imagino que o índice seria maior do que o de Alemanha e Inglaterra, certo?

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carlos,

    Os dados deste ranking (e da maioria dos outros também) foram obtidos no site da RSSSF (www.rsssf.com), certamente a melhor fonte de dados históricos na Internet!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Neilor,

    Se contarmos só os Campeonatos Brasileiros "de verdade" (sem a Taça Brasil nem o Robertão), o índice sobe para 11,3. Assim, supera por pouco a Inglaterra (11,28 contra 11,25), mas ainda fica atrás da Alemanha.

    ResponderExcluir
  5. O que é uma vergonha pra gente também, devido à dimensão do país. Prega-se na cultura popular que o Brasileirão é o "campeoanto nacional mais disputado do mundo". Porém, pela extensão do país, deveriam ter muito mais clubes com condições de ganhar o título. Em termos de "distribuição de forças" (não o nível absoluto), os campeonatos nacionais europeus equivaleriam aos nossos estaduais, enquanto que o Brasileirão equivaleria a uma Champions League. Em tempo, já defendendo meu Estado: Com certeza o campeonato catarinense teria a melhor distribuição nos estaduais.

    ResponderExcluir