sábado, 30 de abril de 2011

Equilíbrio de títulos – últimos 20 anos

Seguindo no assunto do equilíbrio histórico na distribuição de títulos, achei interessante calcular como ficaria o ranking considerando-se apenas os últimos 20 anos em cada campeonato nacional. Afinal, a trajetória e longevidade dos torneios são muito diferentes, o que torna a comparação histórica muito desigual.
Veja só como ficou a classificação, para os 15 campeonatos nacionais mais importantes (para entender como é feito o cálculo, clique aqui):
Pos
Torneio
Índice
1
México
9,2
2
Brasil
8,7
3
Argentina
5,8
4
França
4,9
5
Itália
4,1
6
Rússia
3,5
7
Alemanha
3,3
8
Turquia
3,0
9
Bélgica
3,0
10
Holanda
2,8
10
Espanha
2,8
12
Inglaterra
2,7
13
Grécia
2,2
14
Portugal
2,1
15
Escócia
1,8

Inclui os campeonatos encerrados entre 1991 e 2010 (para a Rússia, a partir de 1992)
Nesta classificação, os resultados ficam muito mais próximos do senso comum – ou seja, mais campeonatos com fama de equilibrados estão no topo. Mesmo assim, há fatos interessantes a se destacar.
A primeira coisa que salta aos olhos é que os índices de todos os países (com exceção da Rússia) caíram. Isso já era esperado. Mais do que o menor número de edições, o que derruba os índices é o fato de desconsiderar o passado distante, quando muitos clubes amadores e pequenos conseguiam ser campeões, embolando a lista de títulos.
Outro fato marcante é a presença dos três campeonatos latino-americanos no topo. A explicação, a meu ver, é simples: sempre que um time campeão é formado nesses países, seus melhores jogadores são levados por clubes europeus, o que dificulta muito a formação de equipes que monopolizem o campeonato por muito tempo. Nos casos do México e (parcialmente) do Brasil, a fórmula de disputa em mata-mata também contribui para aumentar a variabilidade dos campeões.
Na parte de baixo da tabela, é interessante notar como o equilíbrio da Inglaterra despencou, ficando abaixo até da Holanda. A lanterna, claro, é a Escócia, que só teve dois times campeões nestes últimos 20 anos.

Um comentário:

  1. Também acrescento (principalmente ao Brasil) a dimensão territorial ao fato de ter mais times brigando pelo título, acho que até já escrevi sobre isso aqui. Os países europeus têm dimensões de estados brasileiros, os quais normalmente têm de 2 a 4 times concentrando-se na tabela de títulos. Apesar dos pesares (transmissão fraquíssima da SporTV), eu gosto muito de acompanhar anualmente a disputa do campeonato francês, sempre interessante e os postulantes ao título normalmente tropeçam, o que não ocorre mais na Inglaterra, Espanha, Itália... Pena que a última década Lionesa "contribuiu contra" esse ranking de equilíbrio, pois sempre temos clubes gauleses diferentes brigando no topo e pelas vagas europeias.

    ResponderExcluir