sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Lionel Messi é um jogador decisivo?

Lionel Messi é, hoje, o melhor jogador do mundo. Cristiano Ronaldo pode tê-lo superado em alguns momentos, e Neymar tem inegável potencial, mas não há como negar que o argentino é o número 1. O desafio de Messi, agora, é determinar seu status na história do futebol. Com certeza ele figura entre os 10 maiores de todos os tempos, mas será que já entra no top 5? Ou no top 3? Ou, quem sabe, possa ser o maioral? Para responder essa pergunta, um fator muito importante é seu desempenho em jogos decisivos. Será que, na hora da verdade, Messi se comporta como um dos maiores da história?

Crédito: Agência Brasil
MESSI: decisivo em finais,
mas não perfeito
Neste texto, encerro a série de análises do desempenho em jogos decisivos dos maiores atacantes do futebol atual. Além de Messi, apresentado hoje, já falei sobre Luis Suárez, Zlatan Ibrahimovic, Neymar e Cristiano Ronaldo.
Para fazer as avaliações, pesquisei a carreira de cada jogador e montei duas listas. Uma apresenta o desempenho em finais, incluindo placares, gols marcados e performance geral. Outra mostra os resultados nos jogos de mata-mata, a partir das oitavas-de-final, considerando apenas vitórias e derrotas. Em ambos os cálculos, foram contados os números das seleções principais e olímpica e de todas as competições de clubes, excluindo as Supercopas nacionais e torneios amistosos. Nos dados referentes a mata-mata, como nem sempre as escalações das partidas estão disponíveis, partiu-se da suposição de que o atleta em questão sempre participou dos jogos, a não ser quando estivesse sabidamente suspenso ou machucado.

Os resultados


Vejamos como Lionel Messi se saiu nas finais que disputou:

Final (Ano) Resultado
Gols
Desempenho
Supercopa (2006) 0x3 Sevilla
0
Apagado
Copa América (2007) 0x3 Brasil
0
Melhor da Argentina, mas pouco efetivo
Olimpíada (2008) 1x0 Nigéria
0
Jogou bem, deu assistência
Copa da Espanha (2009) 4x1 Athletic Bilbao
1
Jogou bem
Liga dos Campeões (2009) 2x0 Manchester United
1
Jogou muito bem
Supercopa (2009) 1x0 Shakhtar Donetsk
0
Desempenho médio
Mundial de Clubes (2009) 2x1 Estudiantes
1
Melhor em campo
Liga dos Campeões (2011) 3x1 Manchester United
1
Melhor em campo
Copa da Espanha (2011) 0x1 Real Madrid
0
Discreto
Supercopa (2011) 2x0 Porto
1
Jogou bem
Mundial de Clubes (2011) 4x0 Santos
2
Melhor em campo
Copa da Espanha (2012) 3x0 Athletic Bilbao
1
Jogou bem
Copa do Mundo (2014) 0x1 Alemanha
0
Discreto
Liga dos Campeões (2015) 3x1 Juventus
0
Jogou bem
Copa da Espanha (2015) 3x1 Athletic Bilbao
2
Jogou muito bem
Copa América (2015) 0x0* Chile
0
Discreto, converteu pênalti
*Derrota nos pênaltis

Em jogos de mata-mata, o desempenho de Lionel Messi é o seguinte:

Equipe
Vitórias
Derrotas
%
Argentina
12
5
70,6%
Barcelona
50
13
79,4%
TOTAL
62
18
77,5%

Análise


Inegavelmente, os números de Messi são impressionantes. Aos 28 anos – ou seja, com mais umas 5 temporadas em alto nível pela frente –, o argentino ostenta 11 títulos em torneios eliminatórios. Se vencer o Mundial neste ano, Messi já terá ganhado 3 vezes todos os títulos de clubes possíveis!

O desempenho em jogos decisivos de Messi está à altura dos maiores da história. No entanto, para pleitear o posto de número 1, ainda há um problema a resolver: seu desempenho com a seleção argentina. No geral, os números de Messi não são ruins – 12 vitórias contra 5 derrotas em mata-mata. Porém, quando se trata de finais, aí o atacante tem apenas 1 título em 4 tentativas (sendo este com a seleção sub-23, na Olimpíada).

O outro lado da moeda é que, excluída a seleção, Messi é quase invencível em finais: são 10 vitórias contra apenas 2 derrotas – e estas aconteceram na Supercopa de 2006 e na Copa da Espanha de 2011. E não é só: pelo Barcelona, dá para dizer que Messi foi bem em pelo menos 9 dessas decisões. Aliás, essa é outra marca do argentino – os resultados de seus times nas finais são praticamente idênticos à qualidade de seu desempenho nos jogos. Obviamente, essa relação existe para todos os craques analisados, mas em nenhum ela é tão forte quanto com Messi.

Considerando os jogos de mata-mata como um todo, Messi mantém um aproveitamento excelente: são quase 3,5 vitórias para cada derrota. Esse número fica acima dos de Suárez, Ibrahimovic e Cristiano Ronaldo, mas perde para Neymar, que tem incríveis 5 vitórias para cada derrota. No caso do brasileiro, é importante lembrar que sua experiência é menor que a de Messi (49 confrontos, 13 dos quais pelo Campeonato Paulista, contra 80 do argentino). Se ambos seguirem pelo Barcelona por muito tempo, a tendência é que a média de aproveitamento de ambos se aproximem cada vez mais.

Em resumo, Messi tem sim um desempenho em jogos decisivos no nível dos maiores jogadores de todos os tempos. No entanto, o argentino não é perfeito – ele já decepcionou em alguns momentos, principalmente com a seleção de seu país. Resolver esse defeito talvez seja o único que falta para que ele possa brigar pelo posto de novo Rei do futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário