segunda-feira, 27 de abril de 2015

Confrontos entre brasileiros na Libertadores

O chaveamento das oitavas-de-final da Copa Libertadores colocou equipes brasileiras frente-a-frente em dois confrontos. Se, por um lado, isso faz com que dois times do País fiquem de fora das quartas-de-final, por outro, pelo menos garante que não repetiremos o vexame de 2014, quando só um brasileiro esteve entre os 8 melhores do torneio. Para Cruzeiro, São Paulo, Internacional e Atlético-MG, serão jogos duros, com muito equilíbrio. Isso é o que a história mostra.

O primeiro jogo entre brasileiros na Libertadores aconteceu em 1963, quando o Santos eliminou o Botafogo na semifinal. Desde então, foram 155 partidas “nacionais” no torneio. Os dois encontros mais comuns aconteceram 8 vezes cada e envolvem o São Paulo: contra o Atlético-MG (4 vitórias dos mineiros, 3 empates e apenas 1 dos paulistas) e contra o Palmeiras (domínio total do Tricolor, com 6 vitórias e 2 empates). Também há três confrontos que aconteceram 6 vezes: Cruzeiro x Grêmio (3x2 para os mineiros, com 1 empate); Palmeiras x Corinthians (3 vitórias para cada lado) e Vasco x Grêmio (2 vitórias para cada, com 2 empates).

E os embates que veremos neste anos, nas oitavas-de-final? Internacional e Atlético-MG nunca se enfrentaram na Libertadores; Cruzeiro e São Paulo já se encontraram 4 vezes, com 2 vitórias de cada lado. Em etapas posteriores, entre os confrontos possíveis, há desde jogos inéditos (Cruzeiro x Atlético-MG e Cruzeiro x Corinthians) até o embate mais comum da história (São Paulo x Atlético-MG).

Se falarmos só de partidas dos playoffs, considerando apenas classificados e eliminados (em vez do resultado das partidas individuais), será que alguma equipe se destaca? Vejamos como se saíram os brasileiros em confrontos contra conterrâneos:

Time
Classificado
Eliminado
Diferença
Fluminense
2
0
+2
Internacional
3
1
+2
Grêmio
5
3
+2
Palmeiras
6
4
+2
Atlético-MG
2
1
+1
São Paulo
7
6
+1
Cruzeiro
3
3
0
Vasco
2
2
0
Flamengo
1
1
0
Corinthians
3
4
-1
Atlético-PR
1
2
-1
Bahia
0
1
-1
Criciúma
0
1
-1
São Caetano
0
1
-1
Sport
0
1
-1
Santos
1
3
-2
Botafogo
0
2
-2

Considerando as classificações e eliminações, nenhum time se destaca muito. Entre os que disputam a Libertadores em 2015, Internacional, Atlético-MG e São Paulo têm saldo ligeiramente positivo; o Cruzeiro está neutro, e o Corinthians tem leve prejuízo. Mesmo entre as outras equipes, ninguém tem um saldo maior que +2 ou menor que -2.

A título de curiosidade, vale destacar o retrospecto do São Paulo. Além de ser o time com mais história nesse tipo de confronto (já enfrentou brasileiros em 13 oportunidades, só no mata-mata), o Tricolor foi invencível até 2006, classificando-se nas 6 vezes que jogou contra outro brasileiro. A partir da final daquele ano, no entanto, a sorte do clube se inverteu: desde então foram 6 eliminações em 7 confrontos. A única exceção aconteceu no último encontro contra o Cruzeiro, justamente o adversário que o São Paulo enfrentará neste ano.

Considerando-se todas as partidas, individualmente, também não há nenhum time grande que possa mostrar superioridade incontestável. Na verdade, o melhor retrospecto é de um pequeno: o Guarani, que venceu 5 e empatou 1 dos 6 jogos que fez contra brasileiros. Depois dele, os melhorzinhos são Cruzeiro (10 vitórias, 6 empates, 6 derrotas) e São Paulo (17 vitórias, 12 empates e 13 derrotas). Do outro lado, também não há nenhum saco de pancadas. Os piores retrospectos, de Palmeiras (14 vitórias, 10 empates, 19 derrotas) e Internacional (5 vitórias, 8 empates, 9 derrotas), não chegam a ser grandes vexames.

E, com todos esses números, pode-se apontar algum favorito para os jogos das oitavas-de-final? De jeito nenhum. Só dá para saber, como mencionado no começo do texto, que os confrontos serão bem equilibrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário