segunda-feira, 23 de março de 2015

O fiasco inglês nas copas europeias



Os clubes ingleses tiveram uma semana terrível nas copas europeias. Na Liga dos Campeões, Arsenal e Manchester City foram eliminados por Monaco e Barcelona e se juntaram ao Chelsea, que também caiu nas oitavas-de-final, derrotado pelo Paris Saint-Germain. Para piorar, o Everton foi outro que deu adeus à Liga Europa, perdendo para o Dynamo Kiev. Resultado: não haverá representantes ingleses nas quartas-de-final de nenhuma das competições europeias.

Tal fato é bem raro. Excluindo-se as 5 temporadas em que os times da Inglaterra foram suspensos das competições internacionais, só uma vez o país não viu seus clubes nas quartas-de-final de nenhum torneio europeu: na temporada 1992/93 (e olha que nessa época eram só 3 representantes do país, em vez dos 7 atuais).

Na verdade, não ver nenhum time inglês nas quartas-de-final da Liga dos Campeões, por si só, já é algo bem raro. Desde que o torneio passou a contar com mais times além dos campeões nacionais, em 1997/98, isso só aconteceu uma vez, duas temporadas atrás. Mas, em 2012/13, pelo menos a Inglaterra teve o consolo de contar com o campeão da Liga Europa, o Chelsea.

Antes disso, os ingleses chegaram a ficar fora das quartas-de-final da LC por 11 temporadas seguidas, entre 1986 e 1996. Mas isso deveu-se diretamente à suspensão do país das copas europeias, que se estendeu de 1985/86 até 1990/91 (na Liga dos Campeões, durou uma temporada a mais). Mesmo após os retorno, os times da Inglaterra levaram 4 anos para “pegar o ritmo” de novo. A suspensão quebrou uma sequência de 9 temporadas em que os ingleses sempre tiveram times nas quartas-de-final (lembrando que na época cada país só contava com 1 time na LC), incluindo 7 títulos da competição.

Nas duas primeiras décadas do torneio, a Inglaterra só não esteve nas quartas 6 vezes (uma delas, na primeira edição, em 1955/56, da qual o país não participou) e, em todos os casos, viram pelo menos um time no “top 8” de um dos outros torneios.

A péssima temporada realizada pelos times ingleses também se reflete no ranking da Uefa. Nesta edição, o país marcará apenas 13,571 pontos, o menor valor desde 2003/04. Para piorar, tem boas chances de cair para 3º lugar, o que seria sua pior posição desde 2006. Na melhor das hipóteses, a pontuação da Inglaterra será apenas a 4ª maior da temporada – para achar um desempenho pior, é preciso voltar até 1995/96.

Isso tudo quer dizer que o futebol inglês está decadente? Bom, ainda é um pouco exagerado usar essa palavra. Olhando de maneira otimista, pode-se dizer que só não há ingleses nas quartas devido a uma sequência de zebras – afinal de contas, Chelsea, Arsenal e Everton podiam ser considerados favoritos antes de seus confrontos. O fato de que os três “grandes” da Inglaterra (Manchester United, Arsenal e Liverpool) não passam por boa fase também pesou, ainda mais se considerarmos que os dois melhores times do país na atualidade (Chelsea e Manchester City) ainda não têm “camisa”, em relação a competições internacionais. No caso destes últimos, também houve uma boa dose de azar no sorteio dos adversários das oitavas.

De qualquer forma, os ingleses têm que ficar atentos. Entre 2004/05 e 2011/12, a Inglaterra teve 8 times na final da Liga dos Campeões. Agora, não consegue colocar ninguém nas quartas pela segunda vez em três anos. Por mais que algumas coincidências tenham contribuído para isso, o aviso deve ser levado a sério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário