segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

As Tríplices Coroas – ou quase – no futebol brasileiro


Quando o Cruzeiro chegou à final da Copa do Brasil neste ano, não foram poucos os os jornalistas a apontarem que a Raposa estava perto de conquistar sua segunda Tríplice Coroa – a primeira teria sido a de 2003, quando a equipe venceu o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro. Sem desmerecer o feito da equipe azul, é óbvio que faltou a “Coroa” mais importante naquele ano (assim como faltaria em 2014): a da Copa Libertadores.

Na Europa, o significado de “Tríplice Coroa” é muito claro: trata-se do conjunto Liga dos Campeões + Campeonato Nacional + principal Copa Nacional. Se não foram esses três títulos, não é Tríplice Coroa (em 2001, por exemplo, o Liverpool ganhou a Copa Uefa, Copa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa, e ninguém chamou de Tríplice Coroa).

Partindo dessa definição mais séria, será que alguém já ganhou a “Tríplice Coroa” no Brasil? Bom, para começar, é preciso que lembrar que, como sempre, as coisas não são tão simples no futebol brasileiro. A Copa do Brasil só foi criada em 1989 e, durante vários anos, os times que estavam na Libertadores não podiam disputar esse torneio. Assim, na maioria do tempo, foi impossível ganhar uma Tríplice Coroa “perfeita”. Nessas épocas, é razoável aceitar que o Campeonato Estadual sirva como terceira “Coroa” (sem nunca substituir o Nacional nem a Libertadores, claro).

Com esse critério mais flexível, é possível encontrar uma Tríplice Coroa no futebol brasileiro: trata-se do Santos de 1962, que ganhou a Libertadores, a Taça Brasil (torneio nacional mais importante da época) e o Campeonato Paulista. Fora isso, nunca mais ninguém igualou o feito. E quais times chegaram mais perto? Vejamos:

Ano
Time
Brasileiro
Copa
Libertadores
Estadual
1963
Santos
Campeão
-
Campeão
1964
Santos
Campeão
-
Semi
Campeão
1965
Santos
Campeão
-
Semi
Campeão
2006
São Paulo
Campeão
-
Vice
Vice
2006
Internacional
Vice
-
Campeão
Vice
1976
Internacional
Campeão
-
1ª fase
Campeão
1981
Flamengo
Quartas
-
Campeão
Campeão
1982
Flamengo
Campeão
-
2ª fase
Vice
1992
São Paulo
-
Campeão
Campeão
2012
Fluminense
Campeão
-
Quartas
Campeão
1983
Flamengo
Campeão
-
1ª fase
Vice
1996
Grêmio
Campeão
Semi
Semi
(Campeão)
2005
São Paulo
11º
-
Campeão
Campeão
2010
Internacional
-
Campeão
Vice
2011
Santos
10º
-
Campeão
Campeão
2014
Cruzeiro
Campeão
Vice
Quartas
(Campeão)
*Só entram na lista times que tenham vencido o Nacional ou a Libertadores e que tenham disputado os dois torneios no ano. Estão listadas apenas as 10 melhores campanhas (considerando-se o número de “fases” que faltaram para o time ganhar a Tríplice Coroa).

Novamente, o Santos de Pelé aparece como equipe que mais perto chegou de repetir a Tríplice Coroa de 1962: em 1963, a equipe bobeou no Campeonato Paulista, e nos dois anos seguintes parou na semifinal da Libertadores. Também chegaram muito perto da “campanha perfeita” o São Paulo e o Internacional, curiosamente os dois no mesmo ano de 2006: nessa temporada, o Tricolor ganhou o Brasileiro, tendo o Inter como vice, e os dois inverteram as posições na Libertadores; no Estadual, ambos foram vice-campeões.

É interessante notar que todos os primeiros registros da lista são de períodos em que era impossível ganhar a Libertadores e a Copa do Brasil. Se exigirmos a presença desse torneio na lista, aí a campanha do Cruzeiro neste ano torna-se mais relevante: ao ser campeã brasileira, vice da Copa e chegar às quartas-de-final da Libertadores, a Raposa-2014 talvez tenha sido o time que mais chegou perto de fazer a Tríplice Coroa “pura”. A única outra campanha do mesmo nível foi a do Grêmio de 1996, quando o time gaúcho ganhou o Brasileiro e foi semifinalista dos outros dois torneios.

É possível vermos outra Tríplice Coroa no futuro? Teoricamente, é claro que sim. Na prática, o que dificulta muito a tarefa são os Estaduais, que não só aumentam o número de jogos na temporada como tornam um verdadeiro inferno o cronograma do 2º semestre para equipes que tentam ganhar tudo (como visto neste texto). Isso para não falar dos desfalques causados pela Seleção, que podem causar uma eliminação boba em qualquer um dos torneios. Realmente, o Santos de Pelé segue em um patamar difícil de ser alcançado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário