quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Times que virão ao Brasil em 2014 são (quase) os mesmos de 2010

As eliminatórias para a Copa de 2014 não trouxeram grandes surpresas, em termos de classificados. Como mostrado no texto anterior, houve só um estreante, e nenhuma das “grandes” seleções mundiais ficou de fora. Mais: apesar de algumas zebras em partidas isoladas, o fato é que a lista de classificados não ficou muito longe da previsão mais óbvia – ou seja, apostar exatamente nos mesmos times que disputaram o Mundial da África do Sul.

Das 32 equipes que estarão na próxima Copa, apenas 8 não jogaram na África do Sul: Bélgica, Rússia, Bósnia, Croácia, Colômbia, Equador, Irã e Costa Rica (inversamente, as 8 de 2010 que não virão ao Brasil são África do Sul, Coreia do Norte, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Nova Zelândia, Paraguai e Sérvia).

Essa “renovação” de apenas 25% em relação ao Mundial anterior é a segunda menor da história, superando apenas a Copa de 1966. Veja no gráfico:


Curiosamente, o Mundial que teve maior diferença em relação ao anterior foi o outro disputado no Brasil, o de 1950, quando 9 dos 13 participantes (69%) não estiveram na Copa anterior. Claro que essa alta porcentagem foi muito influenciada pelo hiato de 12 anos entre esse torneio e o anterior e pela maneira apressada como o Mundial de 1950 foi organizado.

Olhando para os torneios recentes, fica claro como foi baixo o número de mudanças de participantes para a próxima Copa. Desde que o Mundial passou a ter 32 equipes, a média de “renovação” estava em 13 seleções (foram 14 em 1998, 12 em 2002 e em 2006, e 13 em 2010) e caiu para 8 em 2014.

Quando se analisa o número de estreantes, é natural que a quantidade diminua a cada Mundial (afinal de contas, cada vez há menos países para estrear). Mas quando a comparação é feita apenas com a Copa anterior, não haveria motivo para queda. Será que estamos diante de uma nova tendência, ou foi apenas uma flutuação aleatória? As próximas Copas dirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário