domingo, 6 de janeiro de 2013

Times brasileiros há mais tempo na “fila”




Neste primeiro texto de 2013, atualizo a lista dos times grandes brasileiros que estão há mais tempo sem ganhar títulos. Houve grandes mudanças durante 2012, já que os dois últimos colocados na versão anterior (Palmeiras e São Paulo) foram campeões no ano.

Veja há quanto tempo os 12 principais times do Brasil não ganham taças (atualizado em janeiro de 2013):

CORINTHIANS: 1 mês
SÃO PAULO: 1 mês
FLUMINENSE: 1 mês
SANTOS: 4 meses
PALMEIRAS: 6 meses
ATLÉTICO-MG: 8 meses
INTERNACIONAL: 8 meses
VASCO: 1 ano e 6 meses
FLAMENGO: 1 ano e 8 meses
CRUZEIRO: 1 ano e 8 meses
BOTAFOGO: 2 anos e 7 meses
GRÊMIO: 2 anos e 7 meses

A lista deixa uma coisa muito clara: temos títulos demais no futebol brasileiro. Em 2012, 7 dos 12 clubes “grandes” foram campeões de alguma coisa – e isso porque 3 times (Santos, Fluminense e Corinthians) ganharam 2 títulos.

Há grandes diferenças de importância entre as conquistas, mas certamente a comemoração perde um pouco da graça quando se sabe que seus rivais também foram campeões. O caso mais extremo é o de São Paulo, onde os 4 grandes ganharam títulos no ano.

Evidentemente, os Estaduais respondem por grande parte dessa “chuva de troféus”. Mas há outro fator, mais recente: o enfraquecimento de nossos rivais sul-americanos. Não é por acaso que times brasileiros ganharam as 3 últimas Libertadores (a última edição sem um brasileiro na final foi a de 2004), e os 3 títulos continentais de 2012 também ficaram por aqui.

Assim, hoje, não dá para dizer que nenhum time grande está na “fila”. Afinal, Botafogo e Grêmio, os “lanternas” da lista, não chegam nem a 3 anos sem serem campeões. Para o ranking se tornar mais significativo, é preciso excluir, pelo menos, os Estaduais. É o que farei no próximo texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário