domingo, 9 de dezembro de 2012

As chances do Corinthians no Mundial



O Corinthians partiu para o Japão em meio ao tradicional oba-oba da imprensa brasileira. Com o Chelsea passando por um momento turbulento, já tem até jornalistas querendo apontar o time brasileiro como principal favorito ao título. Será que é mesmo?

Olhando objetivamente, é evidente que o Chelsea tem um time superior ao do Corinthians. Do goleiro ao centroavante, os Blues têm nomes iguais ou melhores em todas as posições. No entanto, é importante lembrar que a final do Mundial é disputada em jogo único e, em uma partida, zebras podem acontecer. Afinal de contas, em 2012, o Chelsea já perdeu para Shakhtar Donetsk, Juventus, Manchester United, West Bromwich Albion (2 vezes), West Ham, Everton, Manchester City (2 vezes), Newcastle, Liverpool, Atlético de Madrid e Napoli. Nessa lista, pelo menos 2 ou 3 times não são mais fortes que o Corinthians. Então, embora os ingleses sejam favoritos, o título não é impossível.

Por outro lado...

Olhando objetivamente, é evidente que o Corinthians tem um time superior ao do Al Ahly. Do goleiro ao centroavante, o Timão tem nomes iguais ou melhores em todas as posições. No entanto, é importante lembrar que a semifinal do Mundial é disputada em jogo único e, em uma partida, zebras podem acontecer. Afinal de contas, em 2012, o Corinthians já perdeu para Santos (2 vezes), Ponte Preta (3 vezes), Fluminense, Atlético-MG, Grêmio, Botafogo, São Paulo (2 vezes), Figueirense, Náutico e Cruzeiro. Nessa lista, pelo menos 2 ou 3 times não são mais fortes que o campeão africano. Então, embora os brasileiros sejam favoritos, um vexame não é impossível.

Ainda sobre o Mundial:

Para valorizar um eventual feito brasileiro, a maior parte da imprensa insiste em dizer que é “lenda” a afirmação de que os europeus não valorizam o Mundial. Para descobrir se isso é verdade, basta responder as seguintes perguntas:

- Quantos torcedores foram se despedir do Corinthians no aeroporto? E quantos foram dar adeus ao Chelsea?

- Quantos telões exibirão a final ao vivo em São Paulo? E em Londres?

- Com quantos dias de antecedência o Corinthians chegou ao Japão? E o Chelsea?

- Quantos torcedores do Corinthians viajaram ao Japão? E do Chelsea?

- Quantos meios de comunicação brasileiros têm repórteres no Japão enviando boletins diários sobre o Corinthians? E quantos repórteres ingleses há fazendo o mesmo sobre o Chelsea?

- Quantas vezes um campeão mundial sul-americano foi recebido em carro aberto em seu retorno ao país? E quantas vezes o mesmo aconteceu na Europa?

Quem conhece futebol europeu, e não fica fazendo média com a torcida brasileira, sabe que a importância que os times da Europa dão ao Mundial é muito menor do que a que se dá por aqui. É lógico que o Chelsea quer o título e vai jogar a sério, mas não dá para comparar a motivação de um time que vai buscar “mais uma” taça de outro que tenta o título mais importante de sua história. Para fazer uma comparação, dá para dizer que, para os ingleses, ganhar o Mundial é tão importante quanto é ganhar a Recopa sul-americana, para nós.

Um comentário:

  1. Os times europeus valorizam sim o Mundial, só que não tanto quanto os brasileiros. E é até fácil entender o motivo, que é o mesmo que faz os brasileiros valorizarem tanto o torneio: nós e eles sabemos que, na europa, estão os melhores clubes. Logo, como eles já ganharam a Champions, não estão nem aí para o Mundial, afinal vão jogar com qualquer timeco por aí. Agora, a gente sabe que vai jogar com o time de melhor campanha no torneio mais difícil do mundo. Aí, é sangue nos olhos de um e vontade de dormir para o outro. Mas, a diferença técnica entre os times é supostamente tamanha que eles deveriam ganhar mesmo entrando com a vontade de um criança ir para a escola na segunda-feira. E não ganharam. Como não ganharam outras vezes. O que me faz pensar que, tirando o Barcelona e o Real Madrid de agora, um jogo entre qualquer time da europa e os melhores do Brasil (Corinthians, Fluminense e São Paulo) seria disputado com boas chances para os dois lados.

    ResponderExcluir