domingo, 2 de dezembro de 2012

A primeira edição de um clássico do futebol



Neste domingo, dois times se enfrentaram em um clássico cheio de rivalidade na Inglaterra. Com um gol aos 46 minutos do segundo tempo, o Milton Keynes Dons venceu o AFC Wimbledon, por 2 a 1. O detalhe: apesar da grande rivalidade entre as duas equipes, esta foi a primeira vez na história que elas se enfrentaram.

Como isso é possível?

Essa é uma história muito interessante de ser contada, e mostra o que é a verdadeira paixão de uma torcida por seu time.

O Wimbledon era um time pequeno, apenas o 7º mais importante na cidade de Londres. Mas ficou famoso em 1988, quando surpreendeu ao ganhar a Copa da Inglaterra com um grupo de jogadores carismáticos (e, muitas vezes, violentos) que incluía nomes como Dennis Wise, John Fashanu, Lawrie Sanchez e Vinnie Jones – grupo que ficou conhecido como “Crazy Gang”.

Em 2000, após 14 temporadas na 1ª divisão, o clube foi rebaixado. Enfrentando problemas financeiros, e a diretoria concluiu que não havia “mercado” para o time se sustentar em Londres. Em 2002, o clube se mudou para Milton Keynes, cidade rica a 90 quilômetros da capital. Comparando com o Brasil, é como se o Juventus se mudasse de São Paulo para o Guarujá. Na nova casa, o ex-clube londrino mudou de nome para MK Dons.

A torcida do Wimbledon não se conformou com a mudança . Em vez de seguirem o MK Dons ou torcer por qualquer clube grande, os fãs se organizaram e criaram um novo time, chamado AFC Wimbledon. E tiveram ânimo para fazer isso mesmo sabendo que a recém-formada equipe teria que começar a vida na 9ª divisão, 7 níveis abaixo de onde o clube antigo estava.

Passados 10 anos, pode-se dizer que o AFC está sendo bem-sucedido. Com a simpatia de muitos torcedores de outros clubes – que também não engoliram a mudança de cidade do Wimbledon antigo, que abre precedente para realocações como as que acontecem nos esportes norte-americanos –, o novo clube conseguiu subir até a 4ª divisão, recolocando-se dentro da Football League, a liga de futebol profissional da Inglaterra.

Já o MK Dons conseguiu se equilibrar financeiramente.  Esportivamente, no entanto, caiu mais um nível e empacou na 3ª divisão – apenas uma acima do AFC Wimbledon. Apelidado pejorativamente de “Franchise FC”, até que conseguiu construir uma base de torcedores em Milton Keynes, mas definitivamente não conta com simpatia dentro do futebol inglês.

Assim, estava criado o contexto para uma grande rivalidade. De um lado, o romantismo do futebol, em que uma torcida pequena, mas apaixonada, leva seu clube adiante. De outro, o pragmatismo administrativo, em um clube bem gerenciado, mas sem “alma”. Além disso, ambas as equipes se apresentam como legitimas sucessoras do antigo Wimbledon – uma daquelas polêmicas sem solução no futebol.

Faltava só os dois clubes se enfrentarem dentro de campo. Após 10 anos de existência, finalmente tal encontro aconteceu, no último domingo, em partida válida pela Copa da Inglaterra. A esmagadora maioria dos “românticos” do futebol torcia pelo AFC Wimbledon, mas, dentro de campo, deu a lógica, e o MK Dons conseguiu uma apertada vitória. A partida teve todos os elementos de um clássico e ganhou bastante destaque na mídia inglesa. Está aberta uma nova rivalidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário