domingo, 22 de abril de 2012

Times com mais títulos no futebol brasileiro

No texto anterior, apresentei um ranking dos clubes mais vitoriosos do futebol brasileiro, levando em conta a quantidade e importância dos títulos conquistados. O problema é que se trata de um ranking inegavelmente subjetivo, no qual o peso dado a cada competição sempre pode ser questionado.

Para contornar esse problema, podemos pensar em uma variação do ranking, listando os times simplesmente pela soma de títulos ganhos. Assim, os 30 clubes brasileiros com mais troféus conquistados são (os dados correspondem ao início de 2012 - uma versão atualizada deste ranking você encontra aqui):

Pos.
Time
A
B
C
D
E
F
G
H
I
Total
1
ABC







52

52
2
Internacional
3

1
2
1
1
2
40

50
2
Cruzeiro
1
1
4
2

2
1
36
3
50
4
Bahia
1
1





43
2
47
5
Grêmio
2

4
2
1

1
36

46
6
Paysandu







44
1
45
7
Flamengo
6

2
1
1
1

32
1
44
8
Atlético-MG
1




2

40

43
8
Sport
1

1




39
2
43
10
Remo







42

42
11
Corinthians
5

3

1


26
5
40
11
Nacional-AM







40

40
11
Ceará







40

40
14
Santos
2
6
1
3
2
1

19
5
39
14
Fortaleza







39

39
16
São Paulo
6


3
3
2
2
21
1
38
16
Palmeiras
4
4
1
1

1

22
5
38
18
CSA







37

37
19
Fluminense
2
1
1




30
2
36
19
Coritiba
1






35

36
19
Rio Branco-ES







36

36
22
América-RN







32
1
33
23
Vasco
4

1
1

1

22
3
32
23
Sergipe







32

32
25
Sampaio Corrêa







30
1
31
26
Vitória-BA







26
3
29
27
Rio Branco-AC







27
1
28
28
Ríver-PI







27

27
29
Botafogo
1
1



1

19
4
26
30
Santa Cruz







25

25
30
CRB







25

25
30
Goiás







22
3
25
30
Botafogo-PB







25

25
*Foram considerados só torneios de primeira divisão, adultos, disputados por vários anos e que tenham um mínimo de importância

Legenda
A = Campeonato Brasileiro
B = Robertão e Taça Brasil
C = Copa do Brasil
D = Libertadores
E = Mundial de Clubes / Copa Intercontinental
F = Supercopa / Conmebol / Mercosul /
Sul-Americana
G = Recopa Sul-Americana
H = Campeonatos estaduais
I = Campeonatos regionais

Basta uma olhada rápida na tabela para perceber que, apesar da subjetividade, o outro ranking é muito mais significativo para indicar quais são os times com mais glórias no futebol brasileiro. Isso se dá, claramente, pela distorção causada pelos campeonatos estaduais – ao mesmo tempo os torneios menos importantes, de nível técnico mais desigual e nos quais os clubes foram campeões mais vezes.

43 comentários:

  1. Grande Tomaz,
    Encontrei seu blog por acaso enquanto navegava pelo site da trivela....realmente, o outro ranking, com os títulos sendo ponderados, é bem mais representativo....você já fez alguma pesquisa pra ver se há uma correlação entre receita dos clubes e a quantidade de títulos? Gostaria de ler sua opinião sobre o assunto!
    Abs
    Mauricio
    PS: divulgue seu blog entre os picaretas! Tenho certeza que eles se interessarão também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maurício!

      Obrigado pela visita ao blog!!!

      Aqui no Brasil é complicado fazer a correlação entre títulos e receita. Há problemas dos dois lados: de um, a importância dos títulos é muito desigual, então é preciso usar critérios subjetivos para equacioná-los; de outro, pouquíssimos clubes divulgam seus balanços (e os que os fazem não são lá muito confiáveis). Assim, a regressão fica complicada...

      Na Europa, há estudos parecidos com esse. O que se conclui é que, no futebol moderno, ter grande receita é condição necessária, mas não suficiente, para ganhar títulos (antigamente, os "pequenos" tinha mais chance). Ou seja, só times ricos irão ser campeões nos principais torneios, mas, ao mesmo tempo, há vários times que, apesar de ricos, não conseguem ganhar nada. Para os pobres, o máximo que dá para sonhar é dar sorte e ganhar uma copa nacional...

      Se for pensar, aqui no Brasil não é diferente: títulos importantes só ficaram com times de fora dos "12 grandes" em momentos de incrível crise técnica/gerencial (como em 2001) ou quando prefeituras (ou empresários) investiram rios de dinheiro em times pequenos.

      Excluir
  2. Tomaz, concordo, não lembro com quem, que deveria ser excluído os regionais (ao menos os Estaduais). Como comparar time de campeonato fraco, que só tem dois clubes, com o de SP, que é fraco, mas tem 4 times para ganhar e 2 ou 3 para tentar zebrar, por exemplo?

    ResponderExcluir
  3. jornalistablog, eu que escrevi no post anterior sobre excluir os regionais. Mas para efeitos de ranking. Neste caso, ele está simplesmente mostrando o número de títulos dos clubes (no futebol, claro). Então não vejo problema em incluir os estaduais neste caso. Acho até que dava pra fazer uma comparação com clubes de outros países.

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, eu só vi a sua resposta agora. Acho que você não entendeu. Ok que este ranking é pelo número de títulos, mas que ao menos tivessem pesos. Corinthians e Palmeiras, por exemplo, só estão lá atrás porque o ABC (não sei como tá o campeonato local agora) ganhava ano sim e o outro também... Além de que o Flamengo tem somado o Brasileirão 1987, existe o "mundial" do Corinthians, mas não tem o do Palmeiras (se a Copa Rio é questionável, o de 2000 é bem mais...)

    ResponderExcluir
  5. Pois é, mas os pesos foram atribuídos na mensagem anterior. Nessa era só pra simplesmente mostrar o número de títulos sem peso, era esse o intuito (acredito eu, pelo menos). Quanto à validade dos títulos, ninguém reconhece a Copa Rio como mundial, porque ela não o foi. Já o Mundial do Corinthians foi questionável por diversos motivos (critérios de classificação, principalmente). Acho que não tem tanto valor moral quanto os outros mundiais nem da Taça Intercontinental, mas não se pode negar que foi um Mundial organizado pela FIFA. Mal organizado, mas foi. Quanto ao Brasileiro de 1987, essa discussão vai longe, nem vou entrar no mérito. Só digo também que, moralmente, pra mim, os brasileiros pré-1971 que a CBF validou politicamente, não têm o mesmo valor dos seguintes...

    ResponderExcluir
  6. Bom dia caro amigo acabei de ver seu post excelente só que tem uma pequena falaha o time do paysandu tem dois titulos brasileiro pela serie B favor refazer sua contagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Odivan!
      Sobre os títulos da Série B do Paysandu, eles não aparecem na lista porque o ranking só inclui títulos da primeira divisão de cada campeonato.

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkk de serie o palmeras tbem kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  7. Sinceramente você anda bem desinformado, não vou contestar os títulos de outros clubes porque pouco me interesam também. Só reveja os titulos do SFC pois ele é OCTACAMPEÃO brasileiro amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi o motivo da reclamação! No ranking constam os 2 títulos do Brasileiro e os 6 da Taça Brasil e Robertão. 2+6=8...

      Excluir
  8. O Esporte Clube Bahia tem 2 campeonato brasileiro , e foi campeão estadual 44 vezes. Se esses registros forem os unicos errados na tua lista ali, somamos 49 títulos.
    Ah, esqueci de me apresentar, meu nome é Taciane e eu sou uma torcedora alucinada e completamente apaixonada pelo meu Bahêa ! rs, desculpa minha intromissão (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O número de títulos do Bahia está correto! A lista conta 1 título do Brasileirão (coluna A) e 1 da Taça Brasil (coluna B), que foram os nacionais que o Bahia ganhou. Sobre os Estaduais, o ranking foi elaborado no começo do ano, portanto não inclui o títuo Estadual de 2012 (no fim do ano, trarei uma lista atualizada).

      Excluir
  9. pra variar mto tendencioso!!
    cruzeiro e bahia são bicampeõs brasileiro!
    e palmeiras e santos sãos os maiores vencedores!
    mas sempre tem uns idiotas pra fzer uma merda de lista como esta ne!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ranking está correto. Estão computados os 2 títulos de Bahia e Cruzeiro: 1 Campeonato Brasileiro e 1 Taça Brasil. O mesmo vale para os títulos de Santos e Palmeiras. Contando juntos ou separados, a soma é a mesma!

      Algumas pessoas não lêem direito o ranking e ainda por cima me xingam...

      Excluir
  10. nada haver cara o palmeiras tem 1 mundial e 8 brasileiros vc fez a conta errada mano !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Copa Rio de 1951 não é considerada, por ter sido um torneio que não teve continuidade. Já o número de Nacionais está correto: 4 Brasileiros + 4 Robertões/Taças Brasil.

      Excluir
  11. vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaassssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssscccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  12. Cade a libertadores do corinthians ??

    ResponderExcluir
  13. faltou a copa intercontinental suruga bank ganha pelo internacional e reconhecida pela conmebol, inclusive contando pontos para o ranking (comparada a recopa sulamericana). parabéns pelo trabalho e um abraço

    ResponderExcluir
  14. vai cruzeiraooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  15. zeroooooooo depois diz que o futebol de minas é medilcre
    desculpa mas não to vendo nen
    hum paulista na minha frente!!!

    ResponderExcluir
  16. O flamengo e melhor q o palmeiras

    ResponderExcluir
  17. Grande Tomaz,

    Viu aí, o ABCezão aqui de Natal, já foi DECA-CAMPEÃO Potiguar, Penta-Campeão, na realidade ele é o maior Recordista Mundial, até um dia desses ele estava no Livro dos Recordes, além do mais vale salientar ele passou 105 dias em excursão no exterior perfazendo outro Recorde, o "Clube Brasileiro que excursionou mais tempo fora do Brasil". Jogamos contra Romenia, Fernenbach, URSS, Etiópia, Panatinaikos da Grecia e outros. Vejam no Wikipedia.

    Carlos Dionísio.
    NATAL/RN.

    ResponderExcluir
  18. Qual time tem mais titulos internacionais no brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Contando apenas os títulos relevantes, a lista é a seguinte (atualizada em dez/12):
      1. São Paulo = 11
      2. Santos = 7
      3. Internacional = 6
      4. Cruzeiro = 5
      5. Grêmio = 4
      6. Corinthians e Flamengo = 3
      8. Palmeiras, Vasco e Atlético-MG = 2
      11. Botafogo = 1

      Excluir
  19. ata pensei q vc nao viu q o corinthians tem dois mundial

    ResponderExcluir
  20. Amistoso não pode ser considerado título... A copa intercontinental era amistoso, nem o wikipedia os considera.

    ResponderExcluir
  21. se formos contar todas as taças que times brasileiros venceram(disputaram) veremos q o palmeiras se encontra muito a frente dos demais isso é realidade doa a quem doer

    ResponderExcluir
  22. só houve um erro ali no ABC, o Mais Querido do RN conquistou um título do Campeonato Brasileiro em 2010

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro, não há erro. É que o ranking só inclui títulos de primeira divisão (o ABC foi campeão da Série C em 2010).

      Excluir
  23. kra nada a ver essa lista

    ResponderExcluir
  24. na letra F mostra que o São Paulo tem 2 títulos, mas o correto seriam 3. Supercopa de 93, Commebol de 94 e Copa Sulamericana no ano passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sidney,
      Os dados deste ranking são do início de 2012, por isso que o título do São Paulo (e vários outros) não aparece. A lista atualizada está neste link: http://futrankings.blogspot.com.br/2012/12/times-com-mais-titulos-no-futebol.html

      Excluir
  25. Xavier

    O Flamengo não tem 6 campeonatos brasileiro so tem 5 e uma copa união, faz a lista direito.

    ResponderExcluir
  26. o flamengo tem 6 titulo no campeonato brasileiro sim '-'

    ResponderExcluir
  27. Corrija a lista amigo, o Paysandu tem o título da Copa dos Campeões, e o Clube do Remo tem 4 títulos regionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Copa dos Campeões não foi considerada na lista por ter sido um torneio que "não pegou", durando só 3 anos (além de ser pouco mais que um qualificatório para a Libertadores).
      O mesmo pode ser dito dos títulos regionais que o Remo ganhou entre 1968 e 1971 - além de terem durado pouco tempo, esses torneios serviam como uma primeira fase da Segunda Divisão do Nacional da época.

      Excluir
  28. Mengão e um time forte

    ResponderExcluir