segunda-feira, 18 de maio de 2015

Os velhinhos do Brasil na Copa América

Semana passada, o técnico Dunga divulgou a lista dos 23 jogadores convocados para a Copa América deste ano. A relação dos jogadores mais uma vez comprova que o técnico está mais preocupado em manter seu emprego do que em montar uma base para a próxima Copa do Mundo.

Vejamos: a média de idade nesta convocação é de 26,4 anos. Se Dunga mantivesse exatamente os mesmos nomes em 2018, a Seleção chegaria à Copa do Mundo com uma absurda média de 29,4 anos! A falta de renovação do Brasil fica evidente quando analisamos o gráfico com as idades das equipes brasileiras nas últimas 10 Copas Américas:

*Em azul, a média de idade dos convocados; em laranja, a média projetada para o Mundial seguinte.

A média de idade da convocação de Dunga é a maior dos últimos 10 torneios. Pior: pela terceira vez seguida, supera o recorde como a mais velha do período, considerando-se a projeção para o Mundial seguinte. Os números demonstram duas coisas. Primeiro, que o Brasil realmente tem encontrado dificuldades para produzir novos jogadores de ponta. Segundo, que Dunga completamente ignorou o “consenso” que se formara entre público e imprensa sobre a necessidade de um trabalho de longo prazo. O técnico sabe que seu prestígio não é grande e que precisa de bons resultados para manter-se no cargo. A presença de nomes como Robinho (34 anos em 2018), Diego Tardelli (33) e Jefferson (35), entre outros, indica que o técnico está preocupado apenas em ganhar a Copa América. Só depois é que ele vai pensar em montar a base do Mundial.

A preocupação de Dunga é péssima para o futebol brasileiro, mas está longe de ser descabida. Entre os técnicos que dirigiram o Brasil nas últimas 7 Copas Américas (excluindo-se aquelas realizadas no ano anterior a Copas do Mundo), apenas 3 sobreviveram até o Mundial seguinte:

Torneios
Jogadores nos dois torneios
Técnico Copa América
Técnico Mundial
Copa América 1987 x Mundial 1990
10
Carlos Alberto Silva
Sebastião Lazaroni
Copa América 1991 x Mundial 1994
8
Paulo Roberto Falcão
Carlos Alberto Parreira
Copa América 1995 x Mundial 1998
10
Zagallo
Zagallo
Copa América 1999 x Mundial 2002
8
Vanderlei Luxemburgo
Luiz Felipe Scolari
Copa América 2004 x Mundial 2006
5
Carlos Alberto Parreira
Carlos Alberto Parreira
Copa América 2007 x Mundial 2010
10
Dunga
Dunga
Copa América 2011 x Mundial 2014
10
Mano Menezes
Luiz Felipe Scolari

Com esse histórico, o imediatismo do treinador é compreensível – e a total falta de planejamento da CBF fica escancarada. Também é importante notar que, nos 7 torneios considerados, o número de jogadores convocados para a Copa América que permaneceram na Seleção até o Mundial nunca passou de 10 – bem menos que a metade, portanto. Curiosamente, no caso da última Copa do Mundo, os 10 jogadores mantidos incluem os 3 goleiros e 4 defensores.

Vale dizer que outros países fizeram convocações com jogadores ainda mais velhos que o Brasil: a pré-convocação do Chile tem média de 28,2 anos, e a da Argentina, de 27,8. Mas trata-se de dois times que foram bem no último Mundial e, por isso, é natural que se renovem menos. Já o Brasil precisava de uma grande mudança, repensando seus jogadores e seu modo de jogar, depois do vexame da última Copa do Mundo (o qual não se limitou ao 7 a 1, mas também ao futebol feio e vacilante que apresentou durante todo o torneio). Dunga já provou que não está no cargo para fazer isso.

O pior é que, tanto para o Brasil quanto para outros países, um bom desempenho na Copa América nem sequer significa que o time esteja no caminho certo. Basta uma olhada na tabela abaixo para comprovar tal fato:

Torneio
Campeão
Resultado no Mundial
Melhor Sul-Americano na Copa
Copa América 1987
Uruguai
Oitavas-de-final
Argentina
Copa América 1991
Argentina
Oitavas-de-final
Brasil
Copa América 1995
Uruguai
Não disputou
Brasil
Copa América 1999
Brasil
Campeão
Brasil
Copa América 2004
Brasil
Quartas-de-final
Brasil e Argentina
Copa América 2007
Brasil
Quartas-de-final
Uruguai
Copa América 2011
Uruguai
Oitavas-de-final
Argentina

Com exceção do Brasil de 1999, campeão em 2002 (isso depois de dar vexame na Copa América de 2001), em nenhuma das edições consideradas o campeão da Copa América não chegou nem às semifinais do Mundial seguinte. Pior: em 5 dos 7 casos, o campeão do torneio local sequer foi o melhor sul-americano da Copa do Mundo subsequente. Dado que a Copa América, em si, é um título de média grandeza (no máximo), não faria mais sentido usá-lo para montar uma base para o futuro, em vez de tentar o título a todo custo? Não se sua prioridade for sobreviver no cargo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário