quarta-feira, 23 de abril de 2014

Riqueza do país não tem relação com qualidade da seleção


No começo do mês, publiquei texto mostrando que o tamanho do PIB dos paísestem forte relação com o número de medalhas que cada um ganha nas Olimpíadas. Será que no futebol essa mesma relação se verifica?

Tomando como base os 100 primeiros colocados no Novo Ranking de Seleções, mais os 20 países com maiores PIBs do mundo, vejamos se há relação entre as duas variáveis (pontuação no ranking x tamanho do PIB):


*A linha de tendência calculada é linear; ela se apresenta como uma curva porque o gráfico está apresentado em escala logarítmica.

Basta olhar para o gráfico para perceber que os pontos estão muito dispersos, longe da linha de tendência. E, de fato, o coeficiente de determinação (r²) é de apenas 0,059, o que indica pouca ou nenhuma relação entre as duas variáveis. Em tempo: foi feito o mesmo cálculo, tomando como base o ranking oficial da Fifa, em vez do calculado por este blog, e o coeficiente foi ainda menor: 0,025.

Se a relação da qualidade da seleção de futebol com o PIB é baixa, a ligação dela com a população ou com o PIB per capita é ainda menor: em ambos os casos, o valor do r² ficou abaixo de 0,001. Ou seja, ser grande, populoso ou rico não tem nada a ver com montar uma boa seleção de futebol.

E por que isso acontece? Aí saímos do campo objetivo e partimos para interpretações subjetivas. Arrisco dizer que, quando tratamos de apenas um esporte isoladamente, o fator da “paixão” da população do país por esse esporte tem um peso muito grande (todos os 20 primeiros colocados do ranking são apaixonados por futebol – ou têm um PIB enorme), enfraquecendo a relação direta com o tamanho da economia. 

Quando fazemos a mesma análise nas Olimpíadas – que envolvem um conjunto grande de esportes –, a relação econômica torna-se muito mais evidente, já que não se pode falar em país “apaixonado” por todos os esportes ao mesmo tempo.

3 comentários:

  1. É, resultado que já era meio esperado, mas foi bom pra comprovar com números concretos. Era esperado só de ver que o Uruguai tem 2 Copas do Mundo e 15 Copas América, ao posto que os Estados Unidos não têm nada de relevante. Ok, estes estão até bem no ranking, mas quis extrapolar para contextualizar mais historicamente...

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, o PIB de cada país não refletiria na qualidade das seleções, mas sim na qualidade dos clubes ou ligas. Creio que se você fizer a mesma análise para as ligas a correlação deverá ser mais alta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão!
      Pena que não exista um ranking confiável, envolvendo uma boa quantidade de ligas, para que possa ser feita a comparação numérica...

      Excluir