segunda-feira, 28 de abril de 2014
Os jogos mais comuns em Copas do Mundo
Faltam menos de 50 dias para o início da Copa do Mundo! É hora de começar a “entrar no clima” do Mundial, com algumas estatísticas e curiosidades interessantes sobre o torneio. Para começar, vejamos quais são os encontros que mais vezes aconteceram ao longo da história das Copas:
7 VEZES
Brasil x Suécia
Sérvia x Alemanha
6 VEZES
Argentina x Alemanha
5 VEZES
Brasil x Espanha
Brasil x Itália
Brasil x Rep. Tcheca
Inglaterra x Alemanha
Inglaterra x Argentina
Itália x Alemanha
Itália x Argentina
Itália x França
Curiosamente, os dois jogos mais comuns na história das Copas envolvem seleções que não estarão no próximo Mundial: Suécia e Sérvia (antiga Iugoslávia). Outro país que aparece na lista e não se classificou é a República Tcheca (ex-Tchecoslováquia). Todos os outros 7 encontros mais frequentes envolvem dois campeões mundiais, o que não chega a ser grande surpresa. Também não surpreende o fato de que todos os times na lista são europeus ou sul-americanos.
A essa lista de jogos que aconteceram pelo menos 5 vezes em Mundiais pode-se já adicionar Bélgica x Rússia, que se enfrentarão pela 5ª vez no dia 22 de junho, no Maracanã. Outros confrontos já vistos 4 vezes e que podem se repetir na próxima Copa são:
Alemanha x Suíça
Uruguai x Alemanha
México x França
Brasil x Argentina
Espanha x Alemanha
Brasil x França
Holanda x Argentina
Brasil x Holanda
Brasil x Inglaterra
Falando em confrontos comuns, quais são os maiores “fregueses” de outros times em Copas do Mundo? Considerando apenas as 32 seleções que disputarão o próximo Mundial e estipulando que “freguês” é um país que tem pelo menos 3 derrotas a mais que vitórias contra um adversário, temos a seguinte lista:
Chile é freguês da Alemanha (0-0-3) e do Brasil (0-0-3)
Inglaterra é freguesa do Brasil (0-1-3)
Alemanha é freguesa da Itália (0-2-3)
México é freguês da Argentina (0-0-3) e do Brasil (0-0-3)
Nigéria é freguesa da Argentina (0-0-3)
Rússia é freguesa do Brasil (0-0-3)
Uruguai é freguês da Alemanha (0-1-3)
Nesse aspecto, o sorteio da Copa foi muito bom para o Brasil, que pegará um tradicional “freguês” (México) na primeira fase e tem chances de enfrentar outro (Chile) nas oitavas-de-final. Mais um confronto desse tipo que está garantido é entre Nigéria e Argentina, que jogarão no grupo F.
A título de curiosidade, o time que pode ser considerado o maior “freguês” da história não está nessa lista: é a Suécia, que não venceu nenhum dos 7 confrontos que fez com o Brasil – empatou 2 e perdeu 5.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário