segunda-feira, 3 de março de 2014

Ranking de títulos inglês – evolução ano a ano


Aproveitando a sugestão do leitor Alexandre – e a falta de outros assuntos interessantes durante os Estaduais –, trago aqui gráficos da evolução do Ranking de Títulos em mais um país: a Inglaterra.

O futebol inglês é interessante porque apresenta um equilíbrio histórico maior do que a maioria dos campeonatos europeus (o Manchester United, maior campeão nacional, tem “só” 20 títulos, em 114 anos de disputa). Mesmo assim, há três equipes que se destacam ao longo da história:

Vermelho: Liverpool; Preto: Manchester United; Amarelo: Arsenal

Liverpool, Manchester United e Arsenal são, sem dúvida, os três times mais importantes na história do futebol inglês. Mas, a exemplo do que acontece em São Paulo [link], houve grande alternância nessa hegemonia – todos os três tiveram períodos de domínio sobre os dois rivais e também épocas em que estiveram na “lanterna” dessa corrida.

Embora tenha demorado para começar a ganhar títulos, o Arsenal foi o primeiro a se destacar, fazendo 175 pontos entre o fim dos anos 1920 e o começo dos anos 1950. Mas esse crescimento não foi nada comparado à explosão do Liverpool nos anos 1970 e 1980, quando os Reds passaram de 153 pontos (mais de 70 atrás dos Gunners) para 614, mais que o dobro de qualquer outro clube.

Mais aí um certo Alex Ferguson já estava no Manchester United, que também começou a crescer rapidamente. A disparada dos Red Devils começou em 1990 e não dá sinais de parar – foram 442 pontos desde então, que diminuíram a vantagem do Liverpool para apenas 41. Não fossem pela boa temporada em 2000/1 e pela milagrosa Liga dos Campeões de 2004/5, os Reds já teriam perdido a liderança.

Além dos três “gigantes”, também é interessante olhar o gráfico com as pontuações dos quatro times que, hoje, vêm logo atrás:


Vinho: Aston Villa; Azul Claro: Chelsea; Azul Escuro: Everton; Preto: Tottenham

Aston Villa e Chelsea hoje encontram-se empatados, mas suas trajetórias não poderiam ser mais diferentes. O Villa dominou os primórdios do futebol inglês. Graças a isso, liderou o ranking geral (incluindo Manchester, Arsenal e Liverpool) até 1968. Mas, com exceção de dois bons anos no início da década de 1980, o clube está estagnado há mais de 4 décadas.

Já o Chelsea tinha poucas glórias até meados dos anos 1990. Então, teve uma boa fase e saltou de 56 para 103 pontos, em 4 anos. E aí um tal de Roman Abramovich comprou o clube e o lançou para um patamar completamente diferente: em 11 anos, a pontuação dos Blues quase triplicou, igualando-a ao Aston Villa na 4ª posição geral. A distância para o Arsenal, 3º colocado, ainda é grande (152 pontos), mas, se mantida a tendência recente das duas equipes, o Chelsea pode alcançar os Gunners em mais uma década.

Um comentário:

  1. Analisando os 3 "grandes", percebe-se nitidamente que o Arsenal carece na sua história de um grande "período dourado" para alavancar sua pontuação. Liverpool e Manchester United tiveram o seu (parece que o deste está acabando). Nos outros 3, notam-se bons degraus, que indicam esses períodos (talvez o Everton seja o mais "espaçado", apesar da estagnação atual). O Chelsea vive obviamente sua melhor época. Mas até quando? O histórico mostra que é difícil mesmo mantê-la. Por fim, o Tottenham ainda tem uma alavancada porque acho que a Copa das Feiras foi supervalorizada na pontuação. É um embrião da Copa da UEFA, mas não tem o mesmo valor da mesma (forçando um pouco a barra, é a mesma relação Copa Mitropa -> Liga dos Campeões).

    ResponderExcluir