segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Times brasileiros há mais tempo na “fila”


Uma lista simples, mas curiosa, que atualizo todo ano é a do tempo de “fila” dos 12 times “grandes” do futebol brasileiro. Dada a profusão de títulos distribuída todo ano, essa relação muda bastante a cada temporada. Vejamos há quanto tempo cada equipe não ganha troféus (em janeiro de 2014):

CRUZEIRO: 1 mês
FLAMENGO: 1 mês
ATLÉTICO-MG: 5 meses
CORINTHIANS: 6 meses
BOTAFOGO: 8 meses
INTERNACIONAL: 8 meses
SÃO PAULO: 1 ano e 1 mês
FLUMINENSE: 1 ano e 1 mês
SANTOS: 1 ano e 4 meses
PALMEIRAS: 1 ano e 6 meses
VASCO: 2 anos e 6 meses
GRÊMIO: 3 anos e 7 meses

Em 2013, exatamente a metade dos “12 grandes” ganhou algum título. É um número muito alto, mas ainda assim menor que o de 2012, quando 7 times foram campeões. E o que é pior: só 3 clubes ganharam títulos em ambos os anos, o que significa que 10 dos 12 grandes foram campeões de alguma coisa nos últimos 24 meses.

Por esse motivo, não dá para levar a ferro e fogo a lista e dizer, por exemplo, que o Palmeiras está há mais tempo “na fila” que o Internacional. Embora o Verdão realmente seja o 10º entre os 12 grandes há mais tempo sem títulos, dizer que alguém que foi campeão da Copa do Brasil em 2012 está “na fila” é exagero.

Na verdade, o único dos clubes grandes que pode começar a se preocupar é o Grêmio, que não ganha absolutamente nada desde o Campeonato Gaúcho de 2010. Mas ainda é cedo para falar em “fila”. No entanto, se não contarmos os títulos dos Estaduais, a conversa é outra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário