domingo, 24 de fevereiro de 2013

Holanda: equilíbrio na briga pelo título, mas não no campeonato


Há duas semanas, publiquei um post sobre a evolução do equilíbrio noCampeonato Português. Nos comentários, o leitor Alexandre levantou a possibilidade de que o Campeonato Holandês tenha visto seu equilíbrio crescer nos últimos anos, dada a maior emoção que se vê na briga pelo título.


De fato, nos últimos 3 anos (e em 5 dos últimos 6), a diferença entre o campeão e o vice nunca foi maior que 6 pontos – e, não por acaso, em nenhuma dessas edições a dupla Ajax/PSV ocupou os 2 primeiros lugares. Mesmo assim, não dá para dizer que o equilíbrio está em alta, como mostra o gráfico abaixo:


Em laranja, o Índice de Equilíbrio de cada ano; em preto, a linha de tendência calculada pelo Excel.

Para entender por que o equilíbrio está baixo mesmo com brigas parelhas pelo título, é importante lembrar que o índice leva em conta todos os times, do primeiro ao último colocado. O campeonato de 2009/10 é exemplar. Nesse ano, apenas 1 ponto separou o campeão Twente do vice Ajax. Ao mesmo tempo, essa foi a edição menos equilibrada da história do Holandês. Por quê? Porque os dois líderes beiraram 84% de aproveitamento, enquanto o lanterna teve menos de 15%. Assim, os times ficaram todos “espalhados” na tabela – a ponto de não haver nenhum empate, em pontos, entre duas equipes, fato raríssimo.

Feita a explicação metodológica, vale dizer que, embora o equilíbrio recente esteja perto dos níveis mais baixos da história, a tendência de queda parece haver arrefecido (a linha aponta para baixo devido ao péssimo índice de 2009/10). As duas grandes fases de queda concentraram-se nas décadas de 1960 e 1990, separadas por um período de considerável crescimento, principalmente nos anos 1980. Nos últimos 10 anos, a situação parece ter se estabilizado num patamar próximo da mínima histórica.

Comparando o Holandês com outros campeonatos da Europa, temos o seguinte gráfico:


Em laranja, Campeonato Holandês; em verde, Campeonato Italiano; em vermelho, Campeonato Inglês; em amarelo, Campeonato Espanhol; em marrom, Campeonato Português.

Considerando-se a partir da temporada 1956/7 (quando o Holandês começou a ser disputado em pontos corridos), percebe-se que, no início, a Eredivisie tinha equilíbrio similar ao dos grandes campeonatos europeus. Mas logo as principais forças do país se consolidaram, e então a tendência de (des)nivelamento passou a ser parecida com a de Portugal, fato que se mantem até hoje.

Um comentário:

  1. Obrigado pela consideração nos comentários, Tomaz. Leio (e participo) a página desde o início, também gosto bastante de associar estatística ao futebol. Quanto ao tópico, realmente precisa-se fazer uma análise mais minunciosa antes de denotar um campeonato como "equilibrado". A briga pelo título (ou por posições de ponta) pode ficar mais ferrenha pelo enfraquecimento dos grandes (o que acaba aumentando o equilíbrio) ou porque alguns dos "menores" organizou-se e subiu um patamar, o que acaba mantendo (ou até aumentando) a distância dos ponteiros pro restante, ironicamente com mais times disputando o título mas com um desequilíbrio maior. O mesmo raciocínio dá pra fazer para a parte de baixo da tabela... Dei até uma conferida em algumas tabelas finais da década de 1980 e, realmente, nos campeonatos mais equilibrados o ponteiro teve bastante empates e derrotas. Já na temporada passada (2011/12), os três grandes venceram suas últimas 5 partidas. Mas não foi só isso: AZ, Heerenveen e Twente também tiveram no máximo 8 derrotas... De vez em quando gosto de citar o campeonto francês como equilibrado, não só pelo equilíbrio em si, mas pela imprevisibilidade. Não só porque ocorre com frequência até dos líderes tropeçarem em casa pros últimos, mas porque é impossível prever quem vai ser campeão (quem apostaria no Monpellier? Ou no Lille no ano anterior, apesar do bom time? Ou que um time sem títulos venceria 7 seguidos?) Esse é um dado estatístico interessante (e difícil) também, a heterogeneidade na briga ao longo dos anos...

    ResponderExcluir