segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Quantos gols Pelé marcaria nos dias de hoje?

Neste ano, Lionel Messi bateu um dos mais incríveis recordes de Pelé: o de 75 gols marcados em uma temporada. Perguntados sobre o feito do argentino, os saudosistas se saem com o mesmo argumento: “Mas Pelé fez mais de 1.250 gols na carreira, e Messi nem chegou ainda aos 300”.

Os números a favor da lenda brasileira são verdadeiros. Mas estão fora de contexto (isso para não discutir a pobreza de imaginação de reduzir a carreira de dois grandes craques ao número de gols marcados). A lista de Messi conta só jogos oficiais pelo Barcelona, enquanto a de Pelé inclui Seleção, amistosos e partidas festivas.

Se aplicarmos o “critério internacional” de contagem à lista de Pelé, seu número de gols diminui bastante. Afinal, dos 1.283 contabilizados pelo Rei, 95 foram marcados pela Seleção e outros 437 não foram feitos em partidas oficiais. Sobram, portanto, 751 gols – o que não deixa de ser um recorde histórico. Messi só tem pouco mais que 1/3 disso, com 273 gols marcados.

Por outro lado, a favor de Messi, muitos argumentam que a maioria dos gols de Pelé foram marcados no Campeonato Paulista, contra adversários muito mais fracos dos que Messi enfrenta. Esse argumento, objetivamente, não vale. Não só porque o Campeonato Espanhol não tem exatamente 19 Reais Madrids, nem porque o Paulistão dos anos 1960 não tinha times tão patéticos quanto os atuais. A afirmação não vale simplesmente porque não há como comparar o nível técnico de duas épocas e dois países tão diferentes.

Mas, se não se pode falar da qualidade dos adversários, uma coisa é possível dizer com certeza: o futebol nos anos 1960 era muito mais ofensivo do que hoje. Os times jogavam com 4 ou 5 atacantes, enquanto atualmente se usam só 1 ou 2. Assim, não dá para negar que era mais fácil marcar gols naquela época, mesmo se os adversários fossem bons.

Com base nisso, podemos arriscar uma conta de quantos gols Pelé marcaria nos dias atuais (ou melhor: 751 gols marcados nos anos 1960 equivalem a quantos gols hoje?).

Vejamos: Messi começou a ser titular no Barcelona na temporada 2005/6. De lá para cá, são 8 anos (contando o atual). Nesse período, a média de gols no Campeonato Espanhol foi de 2,699 por partida.

Já Pelé teve sua fase mais produtiva, em termos de gols marcados, de 1958 a 1965 (período escolhido para totalizar 8 temporadas, como Messi). Nessa época, a média de gols do Campeonato Paulista foi de 3,353 por partida. Ou seja, os números confirmam que naquela época saíam mais gols (quase 25% a mais).

Para calcular o número “desinflacionado” dos gols de Pelé, basta dividir 751 por 3,353 e multiplicar por 2,699. Assim, em números atuais, podemos dizer que Pelé marcou o equivalente a 605 gols.

Esse número dá a real dimensão do nível assombroso em que Messi vem jogando – e de como a marca de Pelé é incrível, mesmo com os “descontos”. Para chegar aos 605 gols, o argentino precisa manter o ritmo sobrenatural da última temporada até 2017, quando terá 29 anos de idade (com mais 2 anos, aos 31, superaria os 751 gols de Pelé).

Ou seja, a última temporada de Messi foi digna de um Pelé. Se conseguir mais 5 anos como este, será possível dizer que a carreira do argentino é digna de Pelé (em termos de gols). Será que ele consegue?

Nenhum comentário:

Postar um comentário