sábado, 27 de outubro de 2012

Evolução do equilíbrio na Europa é preocupante



No último texto, apresentei a evolução histórica do equilíbrio no Campeonato Alemão. Para a análise ficar completa, é importante comparar a tendência da Bundesliga com os outros principais campeonatos europeus, o que farei agora.

Abaixo, está o gráfico com as linhas de tendências (calculadas com ferramentas estatísticas do Excel, a partir dos Índices de Equilíbrio ano a ano) dos 5 principais campeonatos do continente:


Legenda: em preto, Alemanha; em azul, França; em amarelo, Espanha; em verde, Itália; em vermelho, Inglaterra.

Nota-se facilmente que a evolução do equilíbrio na Alemanha, em linhas gerais, acompanha a dos outros principais campeonatos europeus. Curiosamente, embora tenha oscilado pouco, a Bundesliga chegou a ser, por curtos períodos, o torneio mais equilibrado da Europa (comecinho da década de 1970) e também o menos equilibrado (primeira metade dos anos 1980). Mas isso é mais uma curiosidade estatística que um dado significativo.

O que realmente importa é constatar que a queda no equilíbrio é generalizada na Europa. Com base nos dados dos 5 principais campeonatos, já é possível fazer uma média do equilíbrio ano a ano. Vejamos a evolução:


Em marrom, a média ano a ano; em azul, a linha de tendência calculada pelo Excel.

Esse cálculo da média é útil porque atenua variações pontuais que naturalmente ocorrem nos torneios. Graças a isso, foi possível traçar uma linha de tendência com alto grau de significância (r² superior a 0,6). E essa linha indica uma queda contínua, cada vez mais acentuada, desde 1960.

Agora, cabe perguntar: será que chegamos ao fundo do poço, ou dá para o futebol ficar ainda menos equilibrado? Um pessimista só precisa olhar para a linha de tendência do último gráfico para argumentar que a situação vai piorar; já um otimista pode tomar como base o primeiro gráfico deste post, que sinaliza uma clara convergência das linhas para a faixa dos 55%-60%, e afirmar que o pior já passou. Para uma resposta definitiva, no entanto, será preciso esperar mais alguns anos.

Um comentário:

  1. A ascenção dos Montpelliers, Bragas, Twentes, Tottenhans, Napolis e Atléticos da vida ainda dá uma boa esperança...

    ResponderExcluir