terça-feira, 3 de julho de 2012

Boas (e más) notícias para o Corinthians



O inesperado empate nos últimos minutos do Corinthians com o Boca Juniors, no jogo de ida da final da Libertadores, foi motivo de grande comemoração para os torcedores alvinegros. Não só pelo caráter dramático do resultado, mas também pela percepção de que o mais difícil já havia sido feito: sair da temida Bombonera sem ser derrotado.

Mas qual será, realmente, a força do estádio do Boca Juniors? Vejamos: na Libertadores, a equipe argentina tem 80 vitórias, 24 empates e 9 derrotas em seu estádio. Isso dá um aproveitamento de 81,4%, considerando-se 2 pontos por vitória. Como visitantes, os Xeneizes têm aproveitamento de apenas 49,6%. Ou seja, pode-se creditar à Bombonera diferença de 31,8 pontos percentuais.

Tal variação não é tão grande quanto parece. Para comprovar isso, basta olhar os resultados do Corinthians na Libertadores. Jogando em São Paulo, o alvinegro tem 83,3% de aproveitamento (mais que o Boca na Bombonera); fora, o time ganha só 45,2% dos pontos (menos que o Boca como visitante). Assim, atuar em frente à Fiel melhora o aproveitamento corintiano em 38,1 pontos percentuais – bem mais que a Bombonera!

E não é só isso que pode deixar os corintianos otimistas, considerando o retrospecto das equipes. Em jogos eliminatórios da Libertadores, duas vezes o Corinthians empatou a primeira partida fora de casa. E, em ambas, a equipe se deu bem: eliminou o Jorge Wilstermann, em 1999, e o Atlético-MG, em 2000. Já o Boca tem um retrospecto mediano nas vezes em que empatou o primeiro jogo na Bombonera: ganhou 4 confrontos (Palmeiras em 2000 e 2001, Libertad em 2007, Atlas em 2008) e perdeu 3 (Olimpia em 2002, Once Caldas em 2004 e Fluminense em 2008).

Se, até aqui, todos os dados são favoráveis ao Corinthians, em um quesito a superioridade do Boca é indiscutível: nas disputas de pênaltis. Nesse tipo de decisão, em Libertadores, a equipe tem 6 vitórias e apenas 2 derrotas. Já o Corinthians perdeu as mesmas 2 vezes, mas ganhou apenas 1.

Com base em todos esses números, a que conclusão pode-se chegar? Fazendo uma conta simples, com base no retrospecto dos dois times como mandantes e visitantes na Libertadores, haveria chance de 57% de vitória corintiana, 20% de empate e 23% de o Boca sair vencedor. Incluindo na conta o aproveitamento das duas equipes nos pênaltis, a conclusão é que há uma chance de 63% de o Corinthians ser campeão, contra 37% do título ir para a Argentina. Isso para quem acredita que o passado serve como guia para prever o futuro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário