domingo, 5 de fevereiro de 2012

5 de Fevereiro: Dia do Craque?

O dia 5 de fevereiro parece ter uma energia especial, pelo menos para os atacantes da atual geração do futebol. Afinal, três dos maiores jogadores do mundo nasceram nessa data.

Aqui, no Brasil, o nome mais badalado deste século faz aniversário em 5 de fevereiro: ninguém menos que Neymar (1992). Mas há um jogador ainda mais famoso mundialmente que também nasceu nessa data – o português Cristiano Ronaldo (1985). Para completar, outro atacante talentoso (mas problemático), que fez fama tanto na América do Sul quanto na Europa: Carlos Tévez (1984). Além desses nomes, a Wikipédia [link] lista outros 20 jogadores da atualidade que nasceram em 5 de fevereiro.

A título de curiosidade, também vale mencionar grandes nomes do passado que fazem aniversário nessa data (embora a lista não seja tão impressionante). Temos Francisco Varallo (1910), último finalista da Copa de 1930 a falecer; Cesare Maldini (1932), um dos maiores zagueiros da história; e Gheorghe Hagi (1965), craque romeno que ficou famoso mundialmente na Copa de 1994. No banco de reservas, também encontramos nomes importantes: além do próprio Maldini, há o sueco Sven Goran Eriksson (1948).

Para completar a lista de “ilustres” aniversariantes de 5 de fevereiro, devo incluir o próprio autor deste blog (1979). A julgar pelos nascidos neste dia, talvez tivesse alcançado mais fama e fortuna se tivesse decidido jogar futebol, em vez de simplesmente escrever sobre o esporte...

4 comentários: