domingo, 4 de dezembro de 2011

Os maiores campeonatos europeus estão cada vez menos equilibrados?

Nos últimos posts, apresentei a evolução histórica do equilíbrio no Campeonato Italiano e no Campeonato Espanhol. Anteriormente, já havia trazido a evolução do equilíbrio na Ingalterra. Agora, faço um balanço conjunto dos três principais torneios da Europa.

Se fosse responder a pergunta do título deste post em apenas uma palavra, a resposta seria: sim. É inegável que os maiores campeonatos nacionais da Europa estão cada vez menos equilibrados. No entanto, é importante notar que esse não é um fenômeno recente, como indica o gráfico comparativo abaixo:

*Em vermelho, a linha de tendência de evolução do equilíbrio na Inglaterra; em verde, a tendência da Itália; em amarelo, a da Espanha
**O gráfico só considera o período a partir de 1930. Isso faz com que haja uma pequena diferença nas linhas de tendência (especialmente na inglesa), em relação aos gráficos originais

O gráfico deixa claro que a queda no equilíbrio não é um fenômeno dos últimos 5-10 anos. Na Inglaterra, o campeonato tem aumentado a polarização desde 1930, embora fique claro que nas últimas décadas o fenômeno se acentuou. Na Espanha e Itália, houve um crescimento no equilíbrio nas décadas de 1970 e 1980, para depois descer aos piores níveis da história. No caso italiano, há sinais de que o nivelamento possa estar voltando a crescer. Na Espanha, a tendência parece ser de queda cada vez maior – embora, neste caso, as frequentes oscilações históricas tornem difícil fazer previsões seguras.

Vale lembrar que, nos três casos, o campeonato menos equilibrado da história aconteceu na última década: em 2009/10, na Espanha; 2003/4, na Itália; e 2007/8, na Inglaterra. Os mais equilibrados (desde 1930) estão todos no passado distante: 1974/5, 1940/1 e 1938/9, respectivamente.

Na comparação entre os três torneios, o que mais chama atenção é o declínio inglês.  Até os anos 1970, o país tinha um campeonato muito equilibrado, superando as outras grandes ligas. Hoje, a Premier League é a menos nivelada das três.

Em textos futuros, calcularei a evolução do equilíbrio na França, Alemanha, Portugal e Escócia, para ver se o comportamento é similar ao apresentado aqui.

2 comentários:

  1. Alexandre "Garrincha"9 de dezembro de 2011 às 17:46

    Uma análise complementar que dá pra fazer além-gráficos é que os campeões pertencem cada vez mais a um seleto grupo. Mesmo porque poderia ser equilibrado, mas cada vez ter um campeão diferente, o que traria mais variabilidade e possibilidades. Um contra-exemplo é o Lyon dominando o campeonato francês por anos, mas se venceu por poucos pontos, o campeonato acabou tendo um bom índice de equilíbrio, mesmo com o monopólio. Bom, unindo as duas análises, conclui-se que: é cada vez mais difícil ver um Fulham, Birmingham, Real Sociedad, Napoli, Genoa, etc ser campeão. O gráfico italiano mostra a realidade: Estamos realmente com Napoli e Udinese na briga. Isso não se vê na Espanha nem na Inglaterra (ou talvez agora sim, com o emergente M.City).

    ResponderExcluir
  2. Alexandre "Garrincha"9 de dezembro de 2011 às 17:50

    Ah, só antecipando: Nos próximos gráficos, espero (intuitivamente) um campeonato Francês equilibradíssimo, um alemão bem equilibrado também. O escocês (bipolar) sendo o oposto, com o português (tripolar) próximo. Já até escrevi sobre isso: O português seria muito similar ao grego e holandês, com uma eventual queda no equilíbrio coincidindo com o domínio recente (em diferentes níveis) de Porto, Olympiakos e PSV, e também da decadência de Sporting, AEK e Feyenoord.

    ResponderExcluir