Uma tradição que mantenho desde que criei este blog é tentar acertar quais serão as seleções que disputarão uma Copa do Mundo pela primeira vez no Mundial seguinte. A cada quatro anos, publico uma lista com meus 10 favoritos e depois vejo se acertei os estreantes.
Em 2026, a FIFA aumentou o número de participantes na Copa para 48 times. Assim, é provável que tenhamos uma quantidade grande de novidades no torneio. Vejamos, então, quais países têm as melhores chances:
1. Mali
A seleção africana é a mais bem colocada no ranking da Fifa entre aquelas que nunca disputaram uma Copa do Mundo. Nas últimas eliminatórias, chegou bem perto de se classificar, caindo no playoff de acesso. Agora, está num grupo acessível, tendo como principal adversário Gana, que não passa por grande fase.
2. Jordânia
A Ásia terá pelo menos oito representantes na próxima Copa do Mundo, sendo que, em toda história, apenas 11 times do continente disputaram o Mundial (e isso inclui times que hoje são fraquíssimos, como Indonésia, Kuwait e Coreia do Norte). Então, será uma grande surpresa se não houver pelo menos um estreante no continente. Embora não tenha apresentado futebol consistente nos últimos anos, a Jordânia aparece como principal favorita. Afinal, se conseguiu ser vice-campeã da Copa da Ásia (derrotando Iraque e Coreia do Sul no caminho), não parece difícil que fique entre as oito melhores do continente.
3. Venezuela
A Venezuela, único time da Conmebol que nunca disputou uma Copa do Mundo, apareceu em todas as listas de possíveis estreantes que já fiz. Será que agora vai? Considerando que passaram a ser seis ou sete vagas para apenas dez times e que a Venezuela começou bem as eliminatórias, as chances de a Vinotinto viajar para os EUA em 2026 são muito boas.
4. Uzbequistão
Outro time que é presença constante na lista de possíveis estreantes é o Uzbequistão. O país da Ásia Central já chegou perto da vaga várias vezes. Embora não tenha feito uma boa Copa da Ásia, espera-se que consiga no mínimo um lugar na repescagem intercontinental.
5. Albânia
Prever os estreantes na Europa é difícil, já que ainda não foi feito o sorteio dos grupos para as eliminatórias do continente. Olhando o desempenho recente das seleções, quem teria a melhor chance é a Albânia, que conseguiu se classificar com relativa folga para a Euro-2024. O time depende de evitar adversários fortes em sua chave para ter chances reais.
6. Finlândia
No ranking mundial elaborado por este blog, a Finlândia é o país mais bem colocado (46º) entre os que nunca disputaram uma Copa do Mundo. Assim como a Albânia, depende de cair em um grupo fácil para ter chances de classificação, mas seu desempenho nas eliminatórias da Eurocopa e na Nations League mostram que esse não é um sonho absurdo.
7. Ilhas Salomão
A mera ideia de ter uma seleção fraquíssima como a das Ilha Salomão numa Copa do Mundo deveria ser motivo de piada. Mas, graças à genial ideia da Fifa de dar uma vaga direta para a Oceania, basta uma zebra em uma única partida para que isso aconteça – ou seja, as Ilhas Salomão (ou qualquer outro nanico) vencer a Nova Zelândia durante as eliminatórias. E ainda haverá uma segunda oportunidade para que a zebra aconteça, na repescagem intercontinental. É difícil? Claro que é. Mas lembre-se que um resultado desse tipo já levou o poderoso Taiti a disputar a Copa das Confederações em 2013.
8. Cabo Verde
Os Tubarões Azuis podem ser a quarta seleção de língua portuguesa a disputar uma Copa do Mundo na história. O time já mostrou que, num dia bom, pode encarar de frente qualquer time africano e conseguiu chegar às quartas-de-final da última Copa Africana de Nações. Seu principal adversário pela vaga será Camarões – equipe inegavelmente mais forte, mas bastante irregular.
9. Guatemala
Apesar do grande número de vagas na Copa do Mundo – de seis a oito times, incluindo os três anfitriões –, não é muito provável que tenhamos um estreante na Concacaf. Dentre os candidatos, o que tem as melhores chances é a Guatemala, que já provocou algumas zebras e chegou até as quartas-de-final na última Copa Ouro.
10. Burkina Fasso