segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Os 40 gols de Neymar pela Seleção Brasileira


Na última semana, Neymar chegou à notável marca de 40 gols marcados pela Seleção Brasileira, tornando-se o 5º maior artilheiro na história do país, com apenas 22 anos de idade. Bastou isso para o craque já ser comparado com Pelé, que atingiu a marca com a mesma idade (embora dois meses mais jovem).

É esse tipo de exagero que faz com que muita gente pegue bronca de Neymar. Ele é um craque, indiscutivelmente, e certamente será o maior nome do Brasil por vários anos. Mas essa insistência em querer coloca-lo, já, entre os grandes da história é irritante e constrangedoramente prematura.

O desempenho de Neymar nos últimos dois jogos da Seleção é sintomático de como esses 40 gols pelo Brasil foram alcançados. O atacante não marcou nenhuma vez contra a Argentina (embora não tenha jogado mal) e fez 4 gols contra o Japão. Não por acaso, de todos os gols marcados por Neymar com a camisa amarela, apenas 5 vieram contra adversários fortes (1 contra a Alemanha, 1 contra a Espanha, 1 contra a Itália e 2 contra uma seleção argentina formada só por jogadores que atuavam no campeonato local).

Antes de poder ser comparado a Pelé, Neymar teria que superar os grandes jogadores da atualidade, o que já é tarefa bem difícil. No total de gols marcados, a comparação com Messi (44 gols) e Cristiano Ronaldo (51) até que a favorável, dado que os dois astros são mais velhos. Mas, novamente, quando vemos em que situação foram marcados os gols, a história muda de figura. Confira:

Neymar
Torneio
Gols
%
Amistosos
30
75%
Copa do Mundo
4
10%
Copa das Confederações
4
10%
Copa América
2
5%

Messi
Torneio
Gols
%
Amistosos
23
52%
Eliminatórias Copa do Mundo
14
32%
Copa do Mundo
5
11%
Copa América
2
5%

Cristiano Ronaldo
Torneio
Gols
%
Eliminatórias Eurocopa
16
31%
Eliminatórias Copa do Mundo
15
29%
Amistosos
11
22%
Eurocopa
6
12%
Copa do Mundo
3
6%

Para referência, veja em que competições Pelé marcou seus gols pelo Brasil:

Pelé
Torneio
Gols
%
Amistosos
52
67%
Copa do Mundo
12
15%
Copa América
8
10%
Eliminatórias Copa do Mundo
6
8%

Enquanto Neymar fez 75% de seus gols em amistosos, Messi marcou apenas 52%, e Cristiano Ronaldo baixíssimos 22% (Pelé fez 67%). Ou seja, o Neymar não perdeu a chance de inflar suas estatísticas em jogos que não valem nada, muitas vezes contra adversários fracos (como nos 7 gols contra o Japão, 3 contra África do Sul e 3 contra a China).

Analisando a força dos adversários contra os quais os gols foram marcados, Neymar, como já dito, fez apenas 5 de seus 40 (12,5%) contra times de primeiro nível, enquanto Messi marcou 11 de 44 (25%). Pelo menos nesse aspecto, o brasileiro fica à frente de Cristiano Ronaldo, que só conseguiu marcar 4 vezes (8% do total) contra seleções de elite. Pelé, novamente, fica à frente de todos, com 35% dos gols feitos em jogos difíceis (para estas contas, considerei como “times fortes” os 8 campeões mundiais mais a Holanda).

Não se trata, aqui, de criticar Neymar nem desmerecer seu feito com a camisa da Seleção. Mesmo enfrentando adversários fracos, pouquíssimos jogadores contemporâneos – nenhum deles brasileiro – chegam perto de sua marca. O que não se pode é comparar, a sério, um jogador que tem pela Seleção só um título de Copa das Confederações e 10 gols em partidas oficiais com grandes ídolos da história, como Zico, Garrincha, ou mesmo Romário e Ronaldo (isso para não falar do ridículo de compará-lo a Pelé). Um dia, no futuro, quem sabe Neymar possa chegar a esse nível. Hoje, certamente, não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário