segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Ranking de títulos espanhol – evolução


No último texto, apresentei o Ranking de Títulos do Futebol Espanholatualizado. Vale a pena permanecer um pouco mais no assunto, para analisar mais a fundo os dados e entender como as principais equipes evoluíram até o patamar onde se encontram hoje.
 
Primeiro, vejamos como foi a evolução dos dois gigantes do país:


Amarelo – Real Madrid; Vermelho – Barcelona

É interessante notar que, até meados da década de 1950, a briga entre os dois era bastante equilibrada, com leve predomínio do Barcelona. Na verdade, até essa época, poderíamos falar em três gigantes, já que o Athletic Bilbao estava no mesmo nível dos outros dois, tendo liderado o ranking durante a maior parte do tempo.

Mas então, num espaço de 11 anos, o Real Madrid simplesmente triplicou sua pontuação, passando de 180 para 555 pontos. À parte esse período, a diferença entre os pontos ganhos pelos Merengues e pelo Barcelona é pequena (70 pontos), mas o “estrago” já estava feito.

Também é interessante notar como, desde meados dos anos 1950, o Real Madrid nunca deixou de ganhar títulos. Nesse período de mais de 60 anos, apenas uma vez os Merengues passaram mais de 2 temporadas seguidas sem ganhar títulos importantes. E foram só 3 anos: 2003/4, 2004/5 e 2005/6. O Barcelona também não fica muito atrás: nesse mesmo período, só teve uma seca de 5 anos (de 1999/2000 a 2003/4) e uma de 3 (de 1974/5 a 1976/7).

Agora, vejamos como evoluiu o desempenho das quatro equipes que vêm atrás de Barcelona e Real Madrid:

 Vermelho – Athletic Bilbao; Azul – Atlético de Madrid; Cinza – Valencia; Laranja – Sevilla

O Athletic Bilbao, que ainda ocupa o 3º lugar no ranking geral, é o típico time que vive de glórias passadas: até os anos 1950, estava lado a lado com os gigantes; depois disso, não ganhou praticamente nada, com exceção de duas boas temporadas na década de 1980.

Atlético de Madrid e Valencia têm histórias parecidas: não ganharam nada até os anos 1930 e foram beliscando alguns títulos com certa regularidade até o fim da década de 1960. Aí as histórias divergem. Enquanto o Valencia seguiu a passos lentos, o Atlético teve uma ótima década entre 1970 e 1979, com 85 pontos ganhos. A situação se inverteu na virada do século, quando os Colchoneros, envoltos em grave crise, estagnaram, e o Valencia viveu uma de suas melhores fases (83 pontos em 10 temporadas). Quando uma mudança de posições começava a parecer possível, o Atlético voltou a brilhar e retomou a confortável vantagem graças aos 74 pontos conquistados nas últimas cinco temporadas. Agora, são os Colchoneros que ameaçam o histórico terceiro lugar do Athletic Bilbao.

Completando o gráfico, está o Sevilla, que se encontra bem isolado na 6ª posição da lista. Assim como Atlético e Valencia, a equipe do sul da Espanha começou a ganhar pontos nos anos 1930. Só que não teve fôlego e passou 5 décadas estacionado. Em 2005/6, no entanto, a equipe acordou e desde então ganhou 83 pontos – desempenho que só fica atrás de Real Madrid e Barcelona no período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário