segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Os maiores “fregueses” no Brasil


No último domingo, o Corinthians empatou com o Vasco, por 1 a 1. O resultado não chegou a abafar o vexame da partida anterior, quando os paulistas perderam para o Luverdense, mas, pelo menos, serviu para manter a invencibilidade corintiana contra o time da Colina.
 
A sequência de 8 jogos sem vitórias do Vasco contra o Corinthians é a maior da atualidade, entre dois clubes “grandes” brasileiros. Mas há outras séries interessantes em andamento. Vejamos quais são as maiores:

8 JOGOS
Santos não perde para o Internacional
Corinthians não perde para o Vasco
7 JOGOS
Corinthians não perde para o Flamengo
Fluminense não perde para o Palmeiras
Santos não perde para o Cruzeiro
5 JOGOS
Atlético-MG não perde para o Grêmio
Corinthians não perde para o Palmeiras
Corinthians não perde para o Santos
Corinthians não perde para o São Paulo
Flamengo não perde para o Atlético-MG
Grêmio não perde para o Fluminense
Palmeiras não perde para o Flamengo

Nota-se que, embora o Santos divida o recorde – o Peixe não perde há 8 jogos para o Internacional –, quem se destaca na lista é o Corinthians, que mantém pelo menos 5 jogos de invencibilidade contra outras 5 equipes, incluindo seus três grandes rivais estaduais.

Esses dados de invencibilidade vão além de mera curiosidade estatística porque, analisados em conjunto, refletem a qualidade recente das equipes. Não é por acaso que o Corinthians, campeão brasileiro em 2011 e mundial em 2012, tem os melhores resultados. No outro lado da moeda, o Palmeiras, na Série B, aparece como “freguês” de 5 adversários diferentes – incluindo, também, os três rivais locais.

Considerando invencibilidades de pelo menos 4 jogos, vejamos quantos “fregueses” cada um dos “12 grandes” brasileiros tem (e também de quantos adversários cada um é “freguês”) nesse grupo:

Time
Invicto
Freguês
Diferença
Corinthians
6
2
+4
Santos
4
1
+3
Botafogo
2
0
+2
Internacional
4
2
+2
Atlético-MG
2
1
+1
Grêmio
4
3
+1
Flamengo
2
3
-1
Fluminense
2
3
-1
Cruzeiro
0
2
-2
São Paulo
1
3
-2
Vasco
1
4
-3
Palmeiras
1
5
-4

De fato, a lista reflete bem o momento recente dos times – a única exceção evidente parece ser o Santos, que já há dois anos não anda em boa fase, mas ainda assim tem bom retrospecto contra os outros “grandes”. Na parte de baixo, São Paulo, Palmeiras e Vasco realmente vêm em má fase (considerados os últimos 2 ou 3 anos), assim como o Cruzeiro que, apesar da atual liderança no Brasileirão, vem de dois anos medíocres no torneio.

Um comentário:

  1. Fiz a contagem para os 5 principais catarinenses, considerando Brasileirão e Estadual. O Figueirense perdeu a última partida pra todos. O Avaí está 2 jogos invictos contra o Figueira. O Criciúma está invicto há 3 jogos contra o Figueira, 1 contra o Avaí e 1 contra o Joinville. O Joinville está a 3 do Figueirense, 5 do Avaí e 1 da Chapecoense. Já a Chapecoense não perde há 4 jogos para o Figueira, 1 para o Avaí, 1 para o Criciúma e 4 para o Joinville. É possível fazer 2 rankings por aí: um de invencibilidade e um de "freguesia" (ou "incapacidade de vitória"). A Chapecoense lidera os dois (no segundo está empatada com o Criciúma), o que mostra a boa fase do time não só nacionalmente mas contra os times locais. Já o Figueirense, apesar do time fraco, poderia estar até no G4 da Série B se fizesse o dever de casa...

    ResponderExcluir