domingo, 9 de setembro de 2012

Média de gols na Europa é a mais alta dos últimos 27 anos




Em um texto de junho, apresentei a média de gols dos principais campeonatos mundiais e comentei que a quantidade de gols na Europa estava em alta – aumentou pelo terceiro ano seguido. Olhando mais a fundo a série histórica, encontramos informações ainda mais interessantes.

Considerando os 8 torneios mais importantes da Europa (Alemão, Francês, Holandês, Português, Italiano, Espanhol, Inglês e Liga dos Campeões), a média de gols em 2011/12 foi de 2,776 por partida. Esse é o valor mais alto desde a temporada 1984/5, quando a média foi de 2,786.

No gráfico abaixo, podemos ver a evolução da média de gols na Europa e na América do Sul:

- Em azul: média de gols na Europa (Alemanha, França, Holanda, Portugal, Itália, Espanha, Inglaterra e Liga dos Campeões)
- Em vermelho: média de gols na América do Sul (Brasil, Argentina e Libertadores)

É interessante notar que, se a média vem subindo na Europa, por aqui a tendência é de queda – o resultado de 2010 foi o pior desde 1994. Aliás, o gráfico deixa claro que, em termos de número de gols, o final dos anos 1980 e a primeira metade dos 1990 foi realmente nefasta para o futebol, nos dois continentes.

Na Europa, depois da “depressão” dos 80/90, houve um “surto” de ofensividade entre 1998 e 2001 (nesse ano, a média foi quase igual à atual: 2,774). Até 2006, os times voltaram a adotar maior cautela, mas, desde então, a média de gols tem subido de forma quase constante (cresceu em 5 dos 6 anos). Hoje, já estamos no maior patamar dos últimos 27 anos. Será que ainda há espaço para subir mais? A resposta virá até junho do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário