sábado, 15 de outubro de 2011

A ex-Iugoslávia na Eurocopa

Voltando a atualizar o blog após minhas férias, destaco os surpreendentes resultados dos antigos integrantes da Iugoslávia nestas eliminatórias para a Eurocopa.

A dupla que mais chama a atenção é a Sérvia e Montenegro – justamente os últimos países a se separar. Na Copa de 2006, quando ainda estavam juntos, a seleção contatava com 22 jogadores sérvios e só 1 montenegrino. Em 2010, os Sérvios, já sozinhos, foram à África do Sul, e Montenegro nem chegou perto. 

Mas, agora, nas eliminatórias para a Euro-2012, a seleção montenegrina superou Suíça e Bulgária, para ficar em segundo no grupo e conseguir uma vaga na repescagem. Já a Sérvia foi um dos fiascos das eliminatórias, ficando em terceiro lugar de sua chave, atrás de Itália e Estônia.

Igualmente curiosa é a comparação entre Eslovênia e Bósnia. Embora sem grande destaque, os eslovenos vinham se firmando como “coadjuvantes regulares”, tendo disputado as Copas de 2002 e 2010. Já a Bósnia era mais lembrada pela horrível guerra em seu território, até as últimas Eliminatórias-2010, quando surpreendeu Turquia e Bélgica para chegar à repescagem. No qualificatório para 2012, o time repetiu a zebra, e superou a Romênia para voltar aos “playoffs”. A Eslovênia, por outro lado, fez campanha horrível, e não conseguiu mais que o 4º lugar no grupo C.

As duas outras “partes” da Iugoslávia, Croácia e Macedônia, foram as únicas que ficaram dentro de suas “tradições”. Mesmo longe de seus melhores tempos, os croatas fizeram campanha regular e ficaram em segundo lugar no seu grupo. Já a Macedônia só ficou na frente de Andorra.

Com esse resultados, teremos 3 representantes da ex-Iugoslávia na repescagem para a Eurocopa – e isso porque Sérvia e Eslovênia foram mal! A ironia é que os três enfrentarão adversários teoricamente mais fortes. Então é provável que, apesar de ter promovido algumas das maiores zebras das eliminatórias, a antiga Iugoslávia fique sem representante em um grande torneio pela primeira vez desde 1994.

Um comentário:

  1. Alexandre "Garrincha"18 de outubro de 2011 às 12:48

    Tomaz, cá estou eu de novo. Curto muito ler sobre a antiga Iugoslávia (e a Tchecoslováquia também), os caminhos que tomaram cada república, porque da separação (e da unificação), etc. E futebolisticamente também, apesar da má fase repentina, sempre há esperança que agrade já que são boas e históricas escolas.
    A Sérvia realmente decepcionou, não só agora, quanto nas últimas Copas também (e não se classificando para a Euro 2000, curiosamente a última boa campanha desse país, quando ainda estava junto com Montenegro formando a Iugoslávia). Eslovênia é aquela coisa, ninguém espera nada e de vez em quando surpreende. Macedônia ainda espero mais um dia, mas é a que tem menos potencial de todas (a não ser que venha Kosovo logo, mas essa é uma longa história...). A Bósnia vem em franca evolução, só ver as eliminatórias das últimas competições, sempre batendo na trave e jogando um futebol vistoso. Dá pra passar por Portugal. Agora Montenegro surpreendeu. Tem jogadores bons sim, mas mesmo assim ficar na frente de quem ficou foi uma surpresa. É zebra na repescagem, mas não impossível, visto a decadência do futebol tcheco. Agora a Croácia também tá sempre beliscando uma vaguinha, e acho-a favorita contra os turcos. Ficaram atrás da Grécia? Sim, mas os turcos penaram contra belgas, austríacos e azeris...

    ResponderExcluir