domingo, 15 de janeiro de 2012

Índice de equilíbrio do Brasileirão por pontos corridos

Em um texto recente, vimos que em 2011 o Campeonato Brasileiro foi, mais uma vez, o mais equilibrado do mundo (entre os países importantes). Mas, comparando com edições anteriores, será que a deste ano foi uma das mais equilibradas?

Vejamos o gráfico com a evolução do Índice de Equilíbrio ao longo das nove edições do Brasileiro disputadas por pontos corridos:


Pelo gráfico, nota-se que, apesar da parelha disputa pelo título, o equilíbrio do campeonato de 2011, como um todo, ficou próximo à média destes nove anos (média que é muito alta, aliás). Na era dos pontos corridos, a edição mais equilibrada foi a de 2005, em que apenas 10 pontos separaram o 6º do 18º colocado. Já o menor equilíbrio aconteceu em 2010, quando a briga pelo título também foi muito parelha, mas a presença de dois times muito ruins no pé da tabela (Prudente e Goiás) e alguns “saltos” no meio da classificação (5 pontos de diferença entre 3º e 4º, entre 9º e 10º e entre 17º e 18º) jogaram o índice para baixo.
 
Por se tratar de uma série ainda muito curta, não é possível falar em tendências de aumento ou diminuição do equilíbrio. Em média, tem oscilado no mesmo nível em que Espanha e Inglaterra estavam nos anos 1970 (ou a Itália, nos 1950). Será que, como nesses países, o equilíbrio vai cair? Só o tempo dirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário