sexta-feira, 8 de abril de 2022

Estreantes para a Copa do Mundo de 2022 – quem chegou mais perto

Ainda falta definir três times que estarão na Copa de 2022. Mas já dá para afirmar, com certeza, que o único estreante em Mundiais será o anfitrião Catar.

Em junho do ano passado, publiquei uma lista com os timesque tinham mais chances de jogar sua primeira Copa em 2022. Evidentemente, nenhum deles conseguiu. Mas alguns chegaram perto. A título de curiosidade, vejamos quais foram os países que mais se aproximaram de ir para seu primeiro Mundial:

1. Mali
As Águias, que apareciam em 5º lugar na minha lista de junho, chegaram no playoff final da África, onde perderam por apenas 1 gol para a Tunísia.

2. Macedônia do Norte
Os macedônios foram a maior surpresa das Eliminatórias. Não só superaram a Romênia e a Islândia na primeira fase, como ainda eliminaram a Itália na repescagem. Na última etapa, perderam para Portugal, ficando a 2 gols da Copa do Mundo.

3. Benin
Depois dos países que ficaram a um jogo de se classificar para a Copa, a lista fica mais subjetiva. O Benin aparece em 4º porque esteve a 1 ponto de beliscar uma vaga no playoff decisivo da África, onde ainda teria que derrotar mais um adversário para chegar ao Mundial.

4. Cabo Verde
A exemplo do Benin, chegou perto do playoff final, mas ficou a 2 pontos da vaga.

5. Guiné Equatorial
Outro africano que quase surpreendeu, perdeu a vaga no playoff para a Tunísia, também por 2 pontos.

6. Burkina Fasso
A Burkina era um dos países mais cotados para estrear em 2022 (2º na minha lista), mas nem chegou ao playoff decisivo, ficando 2 pontos atrás da Argélia.

7. Ilhas Salomão
Ok, precisaria de dois verdadeiros milagres para as Ilhas Salomão para chegarem à Copa do Mundo (teriam que ganhar da Nova Zelândia e da Costa Rica). Ainda assim, graças ao caminho fácil na OFC, foi um dos times que chegou mais perto de estrear.

8. Finlândia
O número 1 da minha lista original ficou a apenas 1 ponto de uma vaga na repescagem europeia, onde ainda precisaria vencer mais duas equipes para chegar à Copa do Mundo.

9. Omã
O melhor “novato” da Ásia quase descolou uma vaga na repescagem, ficando a 1 ponto da Austrália. Para chegar à Copa, porém, ainda precisaria vencer mais dois times: Emirados Árabes e Peru.
 

10. Albânia
Com uma campanha sólida, os albaneses perderam a vaga na repescagem europeia para a Polônia por apenas 2 pontos de diferença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário